A Câmara da Mealhada vai assinalar o Dia Municipal da Igualdade, a 24 de Outubro, com diversas iniciativas que envolvem a comunidade, nomeadamente os jovens e as instituições particulares de solidariedade social. Uma pintura mural, uma actividade de fotografias e uma demonstração de arte são alguns dos desafios a pretenderem retratar a “Igualdade”.
A recém-constituída Equipa para a Igualdade na Vida Local criada no âmbito do Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação (PMIND) lança, este ano, diversos desafios à comunidade para assinalar do Dia Municipal da Igualdade, trabalhando este tema segundo os quatro eixos orientadores: Igualdade entre mulheres e homens, Prevenção e combate à violência contra mulheres e à violência doméstica, Combate à discriminação em razão da orientação sexual, Identidades e expressão de género e características sexuais e a Prevenção e combate ao tráfico de seres humanos. No próprio dia 24 de Outubro, será iniciada a pintura de um mural no Parque da Cidade, pela turma de design da Escola Profissional Vasconcellos Lebre. Esta actividade vai cruzar a formação profissional destes jovens com o tema, pretendendo-se demonstrar a sua visão sobre a Igualdade.
Ainda aos jovens será lançado o desafio “Igualdade pela Lente do Telemóvel”, sugerindo que apresentem quatro fotografias, representativas de cada um dos eixos do PMIND, espontâneas ou dramatizadas, editadas ou não, deixando a criatividade (os filtros, os “stickers”) ao serviço da expressão fotográfica. As fotografias poderão ser obtidas através de telemóvel ou câmaras fotográficas.
Às instituições particulares de solidariedade social foi proposto trabalharem a Igualdade pela Arte. Cada uma pode escolher representar um dos eixos da Igualdade do PMIND através da pintura, escultura, cinema, fotografia, música, literatura, teatro, dança ou outra forma de arte. O resultado das criações das instituições culminará numa exposição/apresentação intitulada “Iguald’Arte”, dirigida a todas as instituições e aberta à comunidade.
Outubro é também o mês em que se assinala o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos (18 de Outubro), sendo que a Autarquia, na pessoa da sua Equipa para a Igualdade na Vida Local, tem assumido um papel de divulgação desta problemática, os seus sinais de alerta e respectivos meios de denúncia e intervenção.
As redes sociais e o site da Câmara Municipal irão reforçar, uma vez mais, informação pertinente.
Fonte: Campeão das Províncias