No âmbito do Festival dos Moinhos, o fim de semana vai ser dedicado ao pão em todas as suas formas, sabor e versatilidade. O Mercado do Pão apresenta-se como a reinvenção do Festival Pão de Portugal, transformando-o num evento “mais integrado com a dinâmica turística do Concelho e mais próximo dos produtores e agentes locais”.
No Mercado do Pão vão estar presentes 45 expositores, entre padarias, pastelarias, confeitarias, mercearia gourmet e bancas de streetfood, permitindo uma experiência completa à volta do pão.
Segundo a Câmara de Albergaria-a-velha “o objetivo é criar um espaço onde os visitantes queiram estar, conviver e petiscar, e não apenas um lugar onde se vai comprar um folar, umas padas ou uma regueifa para levar para casa. A Praça, com a sua localização central e infraestruturas próprias para um evento deste tipo, tem o potencial para atrair habitantes locais e visitantes, num fim de semana que se quer muito animado”.
Um Mega Sunset, com DJ Zorgan e Amigos, pelas 17h30, marca a abertura do Mercado do Pão no sábado. Ao longo dos dois dias, a animação musical, com o envolvimento das associações e coletividades locais, será constante com bandas de pop, rock e fado a acompanhar as noites e folclore, música popular, bandas filarmónicas e dança ao longo do dia de domingo. Neste dia, serão também dinamizados vários workshops para “pôr as mãos na massa” e aprender a fazer pãezinhos com queijo, pizza e pão vegan, bem como sessões de showcooking, orientadas pela Bimby Portugal.
“A integração do Mercado do Pão no Festival dos Moinhos de Portugal permite apresentar o pão em toda a sua essência, desde o processo de moagem do cereal à confeção, permitindo uma experiência imersiva num produto turístico único, que alia património molinológico e tradição”.
O Mercado do Pão decorrerá no sábado, das 18h às 00h, e no domingo, das 10h às 00h.