A Mostra Gastronómica da região da Gândara regressa ao Largo da Barrinha, na Praia de Mira, com quatro dias dedicados à gastronomia gandaresa, animação, artesanato e ‘showcookings’.
“É a 23.ª edição da Mostra Gastronómica, portanto, já é uma tradição, digamos assim, em que nós mostramos o que é a gastronomia da região gandaresa. Não só Mira, mas também de toda a região da Gândara”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.
Este ano o evento conta com a participação de seis restaurantes, o Pátio Tabuinhas, Tapisco By Beto, Cuco, North Star, Apollo Caffé e o Ninho do Pescador, para além da Confraria Nabos e Companhia.
A autarquia encerra o fim da época balnear com este evento, gratuito, que decorre entre os dias 15 e 18 de Setembro, depois de dois anos de interregno devido à pandemia provocada pela Covid-19.
“Pretendemos fazer a promoção e a divulgação da gastronomia e pretendemos também que, nestes dias de mostra gastronómica, as pessoas continuem a visitar a Praia de Mira. Apesar de acabar a época balnear tem muito para visitar e também tem muito para degustar: as iguarias da Gândara”, realçou o autarca.
No evento podem ser apreciados pratos como Sopa da Avó, Feijoada de Búzios, Bacalhau com Grelos, Galo com Arroz de Cabidela e Rojões à Gândara, entre outros.
A iniciativa vai incluir um sector de artesanato, bem como um programa de animação para nos quatro dias.
A Oficina de Saberes e Sabores vai apresentar vários ‘showcookings’ nos quais os visitantes podem participar e aprender a confeccionar vários pratos típicos locais, como, por exemplo, Sardinha na Telha ou Enguias Suadas.
A cerimónia de abertura da 23.ª edição da Mostra Gastronómica da Região da Gândara decorrerá na quinta-feira (15), a partir das 18h30.
“Serão dias de gastronomia, de artesanato, de divulgação da nossa gastronomia e cultura e tradições”, sublinhou Raul Almeida. Considerando que nos últimos dois anos a mostra gastronómica não se realizou, o autarca perspectiva que o evento atraia muitas pessoas. “Esperamos que a mostra gastronómica seja um encerramento em grande do Verão”, concluiu.
Campeão das Províncias