O Município de Águeda encontra-se a elaborar a Estratégia Local de Habitação, um documento enquadrador das necessidades e das potenciais soluções em matéria de acesso à habitação adequada e capaz de dar resposta às necessidades dos atuais e dos potenciais residentes do concelho de Águeda.
Este documento tem como grandes objetivos: qualificar o tecido urbano e potenciar o bem estar social, assegurar o acesso a uma habitação condigna a todas as famílias, dar prioridade às operações de reabilitação do parque habitacional e gerar nova habitação adaptada a suprir carências especificas, promover o mercado de arrendamento no concelho e apostar num modelo de gestão habitacional inteligente e próximo dos munícipes.
A elaboração da estratégia integra um momento de diagnóstico e caracterização do contexto atual, e um momento subsequente de definição de opções estratégicas.
Para o diagnóstico é essencial a recolha e sistematização da informação, quantitativa e qualitativa que permita traçar um retrato real do concelho, sendo para tal essencial a participação dos munícipes.
É neste contexto, será realizada uma sessão de esclarecimento e trabalho amanhã, 27 de novembro, pelas 18h00, com stakeholders locais, no Salão Nobre dos Paços do Concelho,que terá como objetivo de recolher contributos e perceções sobre a situação habitacional no concelho de Águeda e os principais desafios que devem ser trabalhados pelo Município e pelas demais entidades públicas e privadas que pretendem ter uma intervenção ativa no contexto urbano/residencial do território.
Para que todos possam contribuir para este estudo encontra-se disponível um inquérito online em www.cm-agueda.pt que tem como objetivo recolher informação sobre as principais dificuldades e necessidades daqueles que escolheram ou querem escolher Águeda, não só como local de trabalho, mas também como local de residência.