O Município de Oliveira do Bairro foi distinguido como a 4.ª melhor autarquia, a nível nacional, no critério “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Acesso” do IPIC – Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais.
Este estudo, referente ao ano de 2021, tem vindo a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).
O reconhecimento foi atribuído no evento de apresentação pública dos resultados da 11.ª edição do IPIC, que decorreu na tarde de terça-feira, em Braga, e que contou com a presença de Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.
Para o autarca, esta distinção é “resultado da estratégia de melhoria dos nossos suportes de comunicação digitais, que tem vindo a ser implementada desde 2017”.
Ainda de acordo com Duarte Novo, um dos principais objetivos desta estratégia é o de “facilitar a comunicação com os nossos munícipes e o seu acesso à informação, de forma simples e eficiente”.
O critério “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Acesso” foca-se no modo como o sítio web pode ser utilizado, com o intuito de avaliar a facilidade com que o cidadão comum pode aceder ao mesmo, navegar e aceder à informação de que necessita. É composto por 13 indicadores, que incluem questões como a do acesso a partir de canais com diferentes configurações, a eficiência do acesso, a navegação no site, a acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, a sofisticação tecnológica do site e conteúdos disponibilizados e a multiplicidade linguística.
A cerimónia de apresentação pública dos resultados do IPIC 2021 contou com a presença de João Dias, Presidente da AMA, e João Nuno Oliveira, diretor para a Transição Digital do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), e de Delfina Sá Soares, Luís Amaral, Mariana Lameiras e Luís Miguel Ferreira, da Universidade do Minho.
O IPIC foi criado com o objetivo de avaliar a presença das câmaras municipais portuguesas na Internet, numa perspetiva de conteúdos, acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, serviços online e participação eletrónica, premiando as melhores práticas nesta área.