A Câmara Municipal de Pedrógão Grande, através do seu Gabinete Técnico Florestal, tomou a iniciativa de gerir e potenciar, de forma consciente e eficiente, a solidariedade que os portugueses continuam a manifestar para com o concelho, tendo em conta o futuro da floresta, nomeadamente na sua reflorestação e ordenamento.
Considerando que a Câmara Municipal de Pedrógão Grande tem recebido várias propostas de acções de voluntariado para realizar a reflorestação de áreas ardidas no concelho, e a consequente necessidade de coordenar esta disponibilidade de forma justa e eficiente, o Município definiu como áreas prioritárias de reflorestação os terrenos inseridos em Faixas de Gestão de Combustíveis junto a edificações promovendo a instalação de espécies autóctones.
Neste contexto, os proprietários com terrenos inseridos nestas zonas e interessados em receber nas suas propriedades voluntários para promover a reflorestação, devem dirigir-se ao Gabinete Técnico Florestal a manifestar a sua disponibilidade.
Para garantir que estas acções serão realizadas de forma consciente e sempre tendo em conta o futuro da floresta, bem como a transparência e justiça destes gestos altruístas, a autarquia lembra que a inclusão das propriedades neste projecto serão alvo de vistoria técnica, de forma a definir as espécies mais adequadas ao local.
A Câmara Municipal de Pedrógão Grande informa ainda que, dadas as características, estas acções estarão sempre dependentes da oferta de árvores e voluntários para a sua implantação.