Águeda, Aveiro, 23 de Abril de 2024

Murtosa: Bota-abaixo do Moliceiro “Conquistador” no dia 30 de Junho

19 de Junho 2019

Já só falta a pintura dos painéis que está a cargo do Mestre José Oliveira para que o novo moliceiro “Conquistador” fique concluído. Aquele que é o mais jovem barco moliceiro tradicional da Ria, propriedade de Márcio Nunes e Domingos Mole, da Murtosa, foi construído na Torreira, pelo Mestre Marco Silva que, a par da sua profissão de pescador da Arte Xávega, desenvolveu a paixão pela construção de embarcações tradicionais.

O bota-abaixo do “Conquistador” está marcado para o dia 30 de junho, domingo, pelas 15H00, na praia do Monte Branco, na Torreira.

O nascimento do “Conquistador” constitui um motivo de regozijo, na medida em que representa mais um passo na preservação do barco moliceiro.A construção desta embarcação consolida a tendência de aumento do número de moliceiros tradicionais, com capacidade para navegarem à vela em “ria aberta”, depois de um período de acentuado declínio.

Antecederam o “Conquistador” as embarcações “Marco Silva”, de Marco Silva, em 2015, “Um Sonho”, de José Rebelo, em 2016, “Ferreira Nunes”, de António Nunes, em 2018 e “O Presidente” da empresa Terra d’Água, já este ano.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM