Águeda, Aveiro, 1 de Novembro de 2026

Museu do Caramulo mostra “online” propaganda da segunda Guerra Mundial

3 de Fevereiro 2022

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, vai disponibilizar ‘online’ imagens de quase 300 peças gráficas de propaganda de vários países intervenientes na segunda Guerra Mundial, que integram a exposição “A Arte da Persuasão”.

“Graças às novas exposições virtuais, os utilizadores poderão ver a propaganda produzida durante a segunda Guerra Mundial sob o enquadramento de forma de arte que a mesma assumiu, cumprindo com o objetivo de qualquer outra obra de arte: provocar emoções nas pessoas e mudar o mundo”, avançou o Museu do Caramulo.

Segundo o Museu do Caramulo, “tal como as outras formas de propaganda utilizadas neste período, os cartazes inspiravam patriotismo e apelavam ao contributo a bem da causa nacional”.

“Este contributo podia assumir diversas formas. como o alistamento nas forças armadas, o racionamento de comida ou de outros bens essenciais, o esforço na produção da indústria da guerra, o cuidado com as conversas em locais públicos ou a compra de títulos de guerra”, explicou o museu.

A exposição “A Arte da Persuasão” apresenta-se organizada em cinco núcleos, intitulados Proteção, Financiamento, Produção, Motivação e Racionamento.

O museu referiu que “as imagens de ultra-alta definição permitem uma maior aproximação, graças à tecnologia Gigapixel, um poderoso processo de captura de fotografia que habilitou a imagem com a maior resolução possível deste recurso”.

“Os utilizadores podem explorá-lo com detalhes extraordinários e experimentá-lo muito além do que é visível a olho nu”.

O Museu do Caramulo, que tem quase 70 anos de existência, integra uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas, e uma coleção de brinquedos antigos.

Também produz, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos, como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua ou o Rider — Passeio de Motos Clássicas.

Lusa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM