O Natal deste ano prevê-se frio e sem chuva. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) as temperaturas vão descer já a partir de amanhã, véspera de Natal, até dia 27, domingo, quando se prevê um regresso da chuva.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu entretanto um alerta tendo em conta as previsões de vento e tempo frio, com possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro, formação de gelo ou geada, desconforto térmico elevado.
AVISO DA PROTEÇÃO CIVIL
A ANEPC apela assim a comportamentos que ajudem a minimizar os efeitos destas condições atmosféricas, sobretudo em zonas historicamente mais vulneráveis.
Assim “apela a que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura; recomenda o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, e à proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e calçado quente e antiderrapante; recomenda ainda ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor”.