A Nova Agrovouga regressa ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, na próxima sexta-feira, dia 17, estendendo-se por dez dias, até domingo, dia 26 de novembro, sendo esta uma das principais novidades do evento, na sua Edição 2023, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e com o apoio da Aveiro Expo, E.M..
As edições dos últimos anos foram “apostas ganhas” e, em 2023, a Nova Agrovouga dá mais “um passo na sua consolidação” ao duplicar o número de dias de realização, passando a estar aberta ao público pelo período de 10 dias.
A Sessão de Abertura, que contará com a presença de Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, está marcada para dia 18, sábado, pelas 15h, no palco que estará instalado no topo nascente do Pavilhão B, seguida de uma visita a todo o recinto da Nova Agrovouga.
A raça bovina autóctone da Região de Aveiro, nomeadamente o gado “marinhão”, mantém-se em evidência e a Nova Agrovouga volta a receber o Concurso Nacional da Raça Marinhoa. Em permanência, dezenas de exemplares podem ser apreciados num estábulo especialmente preparado para o efeito, sendo que os visitantes vão também poder conhecer melhor esta carne certificada e as diferentes formas de a consumir, em várias demonstrações promovidas pela Associação de Criadores de Bovinos da Raça Marinhoa.
Igualmente importante, é a presença do setor equestre. Para além dos belíssimos animais presentes, será possível usufruir de “batismos a cavalo”, demonstrações de ferradores e passeios de charretes, bem como assistir a galas equestres, espetáculos de “horse ball” e concursos de saltos.
Outra área é a da restauração, com restaurantes de carnes certificadas, doçaria local e tradicional e outros petiscos, assim como os vinhos da região da Bairrada.
A gastronomia estará presente também em sessões de demonstração sob a orientação de reputados chefes e no mercado de produtos biológicos e do vinho.
Para os mais novos haverá uma quintinha com animais de várias espécies é outra das grandes atrações, mas haverá também arborismo, visitas aos estábulos e várias iniciativas das empresas do setor leiteiro a pensar nos mais pequenos. Alguns milhares de Crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro vão realizar visitas escolares à Nova Agrovouga.
O programa deste ano prevê um conjunto de conferências técnicas e um setor comercial com empresas de várias áreas e tecnológicas, com especial destaque para o setor florestal em parceria com a Navigator.
Tendo-se iniciado em 1972, com nome de 1.ª Feira Exposição Agro-Pecuária de Aveiro, a Agrovouga deixou de se realizar durante seis anos consecutivos, sendo que em 2019, a autarquia retomou a Agrovouga, num conceito moderno e adaptado aos novos mercados e tendências no setor.