Águeda, Aveiro, 10 de Dezembro de 2024

Nova sessão de esclarecimento em Anadia sobre a alta velocidade

24 de Julho 2023

Vai ter lugar hoje, às 18h, uma nova sessão de esclarecimento sobre o Estudo de Impacto Ambiental do troço Soure/Aveiro da Linha de Alta Velocidade. O evento está agendado para o Cineteatro Anadia e contará com a presença do vice- presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes.

Está a decorrer até ao próximo dia 28 de julho, o período de Consulta Pública do Estudo de Impacto Ambiental referente ao Estudo Prévio da nova Linha de Alta Velocidade Porto- Lisboa, no troço compreendido entre Aveiro (Oiã) e Soure. Qualquer pessoa, empresa, associação e/ou entidade pode manifestar a sua opinião ou preocupação sobre o Estudo Prévio. Contudo, só serão consideradas as opiniões, sugestões e/ou reclamações submetidas através do Portal Participa.pt

Recorde-se ainda que a Assembleia Municipal de Anadia, em sessão extraordinária, no passado dia 6 de julho, aprovou, por unanimidade, uma moção, apresentada pela bancada do MIAP, contra os traçados da Linha de Alta Velocidade propostos no Estudo de Impacte Ambiental. O documento dá conta dos impactos extremamente negativos que a construção de tal linha acarreta para o concelho com a destruição de habitações e paisagem, divisão de localidades, diminuição da mobilidade e criação de fonte de ruído e vibrações, assim como o impacto ambiental que irá provocar na fauna e flora do concelho, bem como na sua morfologia e nos aquíferos que integram o cretácico de Aveiro e abastecem o concelho de Anadia.

De acordo com o deliberado pelo plenário a moção será colocada no portal participa.pt, no âmbito da Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental, e remetida a um conjunto de entidades, designadamente o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro- Ministro, o Ministro das infraestruturas, à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Entretanto, a Câmara Municipal, em reunião de executivo, aprovou, por unanimidade, no passado dia 13 de julho, o Parecer Específico, no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental do projeto da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa, troço Porto-Soure, o qual foi já enviado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM