Águeda, Aveiro, 6 de Dezembro de 2022

Novembro Jazz arranca hoje na Casa da Criatividade em São João da Madeira

4 de Novembro 2022

O pianista brasileiro Amaro Freitas abre o evento, que encerra a 25 de novembro com Carlos Bica, um dos mais internacionais músicos de jazz portugueses. Ao todo serão sete espetáculos distribuídos ao longo do mês pela Casa da Criatividade (seis) e Paços da Cultura (um).

Amaro Freitas abre o programa deste ano do Novembro Jazz, hoje, sexta-feira, 4 de novembro, às 21h30, na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira. Será a última oportunidade para assistir este ano em Portugal à apresentação ao vivo do álbum “Sankofa”, que confirma a projeção internacional que este grande pianista brasileiro tem conquistado com uma proposta artística que remete para elementos da cultura popular afro-brasileira.

No encerramento, marcado para dia 25 de novembro, a Casa da Criatividade acolhe, também a partir das 21h30, o contrabaixista Carlos Bica, um dos mais internacionais músicos de jazz portugueses. Um concerto em que estará com o seu trio Azul, do qual fazem parte outros exímios músicos de jazz: o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black.

Pelo meio, o cartaz deste evento dedicado ao jazz, a decorrer na Casa da Criatividade, inclui outros momentos imperdíveis, um dos quais já no dia 10, protagonizado por André Carvalho, numa atuação intimista em que artista e público partilham o palco – o formato do ciclo “Alternativa à 5inta”.

Programa diversificado

A voz e o talento criativo para letra e música fazem de Mimi Froes uma artista de corpo inteiro, que vai certamente conquistar a plateia da Casa da Criatividade no dia 11, como conquistou, por exemplo, os espetadores da telenovela “A Serra, de cuja banda sonora fez parte o seu tema “Não Faz Mal Não Estar Bem.

Refletindo um programa diversificado, uma semana depois, a 18 de novembro, será vez de subir ao palco o Ricardo Toscano Quarteto, apontado como um dos mais entusiasmantes grupos em atividade, liderado pelo jovem trompetista que lhe dá um nome e que é já uma certeza do jazz nacional.

Na noite seguinte, o Novembro Jazz inclui também uma atuação nos Paços da Cultura, que se insere no ciclo Musicatos, uma iniciativa com entrada gratuita que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Academia de Música de S. João da Madeira. Trata-se da apresentação ao vivo do novo disco “Repair”, de Sónia Pinto.

Antes do encerramento do Novembro Jazz com Carlos Bica & Azul, o programa inclui ainda, no dia 20, às 10h30, o concerto para bebés (a partir dos seis meses) “A flauta doce e sons de arrepiar”, com os próprios destinatários a fazerem parte integrante do espetáculo.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM