A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro premiou o sucesso desportivo de quatro associações desportivas do concelho, com mais 8.400€ em apoio financeiro.
No início de agosto deste ano, as associações desportivas do Concelho de Oliveira do Bairro assinaram contratos relativos a apoios atribuídos pela Câmara Municipal, no valor global de cerca de 186 mil euros.
As associações que agora viram o seu mérito reconhecido, à luz do Regulamento Municipal de Apoio às Associações de Oliveira do Bairro, foram o Clube de Atletismo de Oliveira do Bairro (CAOB), o Frei Gil Voleibol Clube (FGVC), a Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça (ADREP) e o Clube de Ginástica de Oliveira do Bairro (CGOB).
O CAOB competiu nos campeonatos nacionais de Sub18 e Sub20 em Pista Coberta e ao ar livre. Para além da disputa dos nacionais, o clube foi campeão distrital por equipas em Sub10 Masculinos, Sub16 Femininos, Sub18 de Inverno Femininos, Sub18 de Verão Femininos, vencendo ainda as provas Km Jovem Distrital e Olímpico Jovem Distrital, ambas em femininos.
Em consideração estiveram ainda um título individual de Campeão Nacional, um de Vice-Campeão Nacional, onze de Campeão Distrital, e ainda ter um atleta chamado a representar a Seleção Nacional, no seu escalão.
Por estes resultados, o CAOB vai receber um acréscimo de apoio de 3.071,25 euros, a somar aos 8.347,75 euros já atribuídos este ano, referentes às medidas Associativismo Geral, Formação Desportiva e Ações Pontuais, do Regulamento Municipal de Apoio às Associações de Oliveira do Bairro (RMAAOB).
No caso do FGVC, foram tidas em conta as duas equipas que disputam campeonatos nacionais, em cadetes e juvenis femininos, e ter uma voleibolista que representou a Seleção Nacional, no seu escalão. O valor do acréscimo é de 1.125 euros, a que se somam 11.336,50 euros, já atribuídos no âmbito das medidas acima referidas.
Relativamente à ADREP, a associação destacou-se no atletismo, onde alcançou seis títulos individuais de Campeão Distrital, e no futsal, tendo conseguido dois títulos de Campeão Distrital, nos escalões de Benjamins e Iniciados, e duas equipas (sub15 e sub19 masculinos) a disputarem o quadro competitivo nacional. Por estes resultados, a ADREP vai receber mais 1.462,50 euros, tendo-lhe já sido atribuído um valor de 72.140,50 euros, também no âmbito das medidas Associativismo Geral, Formação Desportiva e Ações Pontuais, do Regulamento Municipal de Apoio às Associações de Oliveira do Bairro (RMAAOB).
Por fim, o CGOB vai receber mais 2.741,25 euros, por ter duas ginastas no quadro competitivo da 1.ª divisão, bem como por ter alcançado um título de Campeão Nacional – Geral Individual, cinco títulos de Campeão Nacional – Por Aparelho, cinco títulos de Campeão Distrital – Geral Individual, 22 títulos de Campeão Distrital – Por Aparelho, dois títulos de Vice-Campeão Nacional, Individual e por Aparelho, um terceiro lugar Nacional Geral Individual, dois terceiros lugares Nacionais por Aparelho e um terceiro lugar, por equipas, em Campeonato Nacional (juniores). De referir que a autarquia já atribuiu ao CGOB, no âmbito das medidas já referidas, 7.182,5 euros.
“Este acréscimo aos apoios regulares, que foi aprovado por unanimidade em sede de Reunião de Câmara, é para nós uma enorme satisfação, porque representa o mérito dos nossos atletas e dirigentes, aos quais tentamos dar, ou ajudar a criar, as condições possíveis para que se desenvolvam saudavelmente enquanto desportistas e cidadãos”, referiu Susana Martins, Vereadora do Desporto da autarquia bairradina, a propósito deste apoio.