A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai atribuir 22 Bolsas de Estudo, mais seis do que em 2024, num valor previsto de 156 mil euros, com o objetivo de apoiar os estudantes universitários do concelho com maiores dificuldades financeiras.
Para a atribuição de licenciatura, o executivo municipal liderado por Duarte Novo aprovou seis novas bolsas, mais nove renovações. No grau de mestrado, foram aprovadas quatro novas, mais três renovações.
No ano letivo passado, a autarquia bairradina atribuiu 16 Bolsas de Estudo, que atingiram o valor de 100 mil euros.
De acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo e Outros Apoios ao Ensino Superior do Município de Oliveira do Bairro, o valor das bolsas atribuídas aos estudantes varia de acordo com outros apoios concedidos pelos estabelecimentos de ensino que frequentam, sendo que o valor total dos apoios recebidos não pode exceder o valor mensal do salário mínimo nacional relativo ao ano em que as candidaturas são avaliadas.
Caso os estudantes comprovem o pedido de bolsa no estabelecimento de ensino que frequentam e a sua não aprovação, a autarquia pode assegurar o total desse valor aos seus bolseiros, que corresponde neste ano letivo de 2024/2025 a 820 euros mensais durante 10 meses. De referir ainda que o valor da bolsa é pago em três prestações.