Águeda, Aveiro, 25 de Fevereiro de 2024

Oliveira do Bairro: Auditor externo evidencia saúde financeira do Município

26 de Novembro 2019

O Relatório do Auditor Externo sobre a informação económica, financeira e orçamental do Município de Oliveira do Bairro, relativo ao primeiro semestre de 2019, demonstra a diminuição das dívidas a terceiros, uma receita corrente superior à despesa corrente e uma execução orçamental superior à do período homólogo de 2018.

O relatório foi apresentado e discutido na continuação da sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, que terminou esta 2.ª feira, 18 de Novembro.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, referiu, a propósito do documento, que este é “demonstrativo do esforço de gestão que estamos a fazer, aumentando a eficiência e a produtividade do trabalho realizado pela autarquia em prol das pessoas, com o objectivo de libertar receita para continuar a investir em todas as freguesias do Município, com projectos que tragam mais valias evidentes para as populações, alguns deles já visíveis no terreno e outros que terão início a curto/médio prazo”.

Relativamente às contas do passivo, o Relatório do Auditor Externo refere “uma diminuição das dívidas a terceiros de médio e longo prazo, no montante de 913 mil euros, (…) [e] uma redução das dívidas a curto prazo, no montante de 634 mil euros”.

Outra constatação importante do relatório refere que “a despesa paga foi inferior à receita cobrada (…) em 775.571 euros” e que “a receita corrente excedeu a despesa corrente em 2.137.535 euros”, libertando assim receita para investimento.

Ao nível da execução orçamental comparada, relativa ao primeiro semestre do ano, o Município apresenta um grau de execução superior ao período homólogo de 2018 (de 40% para 48%), aumentando também a receita cobrada em 19%.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM