Águeda, Aveiro, 22 de Fevereiro de 2024

Oliveira do Bairro: Câmara aprova nova remuneração para equipa de bombeiros

9 de Agosto 2019

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou a atualização da remuneração base mensal dos bombeiros pertencentes à Equipa de Intervenção Permanente (EIP), sedeada no Concelho, para 738,05€.

A decisão foi aprovada em Reunião de Câmara, realizada a 25 de julho, ficando como adenda ao protocolo estabelecido entre o Município, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB), relativo às condições de Contratação e Funcionamento das Equipas de intervenção Permanente.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, salientou “a justiça desta atualização salarial para quem tanto dá e arrisca em prol da nossa comunidade” e a “importância que esta equipa tem na resposta imediata e de qualidade a situações de emergência no Concelho”.

O valor da remuneração base mensal, agora aprovado, corresponde ao nível 6 da tabela remuneratória aplicável à Administração Pública e vem substituir os 617,40€, que estavam em vigor, sendo atualizável anualmente na mesma percentagem do aumento que se verificar para os salários dos trabalhadores do setor público.

Refira-se que o pagamento das remunerações e respetivos encargos associados relativos à EIP de Oliveira do Bairro é efetuado pela AHBVOB, sendo esses custos suportados em partes iguais pelo Município e pela ANEPC.

De acordo com Marco Maia, Comandante da AHBVOB, “esta revisão salarial, fruto do bom senso das partes responsáveis pela criação e manutenção destas equipas, é mais do que merecida, até porque estas remunerações não sofreram qualquer atualização desde 2009”, ano de criação das EIP.

Sobre a importância desta equipa no seio do Corpo de Bombeiros de Oliveira do Bairro, Marco Maia destaca a “maior eficácia na nossa capacidade de intervenção e resposta às mais diversas solicitações de emergência, para além da continuidade e aprofundamento do trabalho realizado, que tem possibilitado uma intervenção em socorro de excelência, segundo os mais altos padrões de qualidade, que todos queremos manter ao serviço das populações”.

As Equipas de Intervenção Permanente são constituídas por cinco bombeiros, em regime de permanência, operando com uma carga horária semanal de 40 horas, com conhecimentos e valências que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas, na área do respetivo concelho.

Ao nível da sua atuação, Marco Maia caracteriza a EIP de Oliveira do Bairro como “uma interface impar de apoio à atividade operacional do nosso Corpo de Bombeiros e, simultaneamente, de proximidade entre a AHBVOB e a comunidade envolvente”.

A atuação da EIP, através da sua ação, combate as assimetrias operacionais que existiam, conjugando diferentes serviços e atividades na sua área de intervenção, que passam pelo combate a incêndios, socorro às populações em caso de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes, socorro a náufragos, socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar, minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave, colaboração em outras atividades de proteção civil, planeamento, formação, reconhecimento de locais de risco e zonas críticas, preparação física e limpeza e manutenção de equipamento, viaturas e instalações.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM