Águeda, Aveiro, 25 de Fevereiro de 2024

Oliveira do Bairro: Começou o projecto “Operação Verde 2019”

7 de Agosto 2019

Arrancou esta 2.ª feira, 5 de agosto, o projeto ‘’Operação Verde 2019’’, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude e Juntas de Freguesia do concelho, no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”.

Na sessão de apresentação, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, agradeceu aos jovens por “utilizarem o seu período de férias para fazer voluntariado em defesa da floresta e do ambiente, assumindo um papel importantíssimo na defesa do nosso património natural, uma das riquezas do Concelho de Oliveira do Bairro”.

Aos jovens participantes, Duarte Novo disponibilizou “todo o apoio da autarquia”, para os ajudar nas suas tarefas e responsabilidades, apelando para que “colocassem sempre a sua segurança em primeiro lugar”.

Dos doze voluntários selecionados pela autarquia para este programa, dois são de concelhos vizinhos. Débora Rodrigues é de Barrô – Águeda e foi desafiada por uma colega de Oliveira do Bairro a participar no projeto. “Quis fazer uma coisa diferente no meu verão, para não estar sempre em casa, e esta iniciativa tem uma temática que eu gosto muito”, explicou a voluntária.

Os jovens de Oliveira do Bairro também aceitaram o desafio. Valdir Coimbra foi um deles, tendo justificado a sua candidatura com o facto de pertencer a uma geração “que está a tentar ter um papel muito interveniente no que diz respeito às temáticas do meio ambiente e da sustentabilidade, do civismo e da cidadania”, fazendo todo o sentido aproveitar o seu tempo livre “para fazer algo produtivo, não só para mim, mas também para a sociedade”.

Os voluntários, que têm direito a uma bolsa diária no valor de 12€, estão divididos em equipas de dois elementos, cabendo a cada equipa uma área florestal específica do Concelho de Oliveira do Bairro.

De bicicleta e a pé, os jovens vão percorrer as suas áreas de forma a identificar situações que possam provocar incêndios ou que sejam prejudiciais para o meio ambiente, como amontoados de resíduos, obstrução e degradação de caminhos florestais, vigilância florestal, focos de incêndio ou até descargas ilegais na floresta e nos rios, para além da sensibilização da população para as medidas preventivas contra incêndios.

Para este programa, que decorre até dia 26 de agosto, tiveram a oportunidade de se inscrever jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive, residentes em Portugal, e com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas (inexistência de condenação ou sanção aplicadas por crimes contra a floresta e ou ambiente).

O Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” promove práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral para a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e monitorização e recuperação de territórios afetados.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM