O Município de Oliveira do Bairro integra, pela primeira vez, os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), uma rede de parceiros na área da cerâmica, potenciadora do intercâmbio de experiências e conhecimentos, vitais para a preservação e conservação desse património.
Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura e do Turismo da autarquia bairradina, foi eleita Vogal do Conselho Fiscal da associação, tendo tomado posse em cerimónia realizada na cidade de Alcobaça, no passado dia 29 de janeiro.
A autarca de Oliveira do Bairro encontra nesta eleição “o reconhecimento, por parte dos Municípios que integram a associação, do contributo que temos dado neste contexto e do trabalho que temos realizado na preservação e promoção da nossa tradição cerâmica”.
De acordo com Lília Ana Águas, a indústria cerâmica tem “uma grande tradição e importância no Concelho de Oliveira do Bairro, que queremos potenciar enquanto fator identitário da nossa história e como património relevante da nossa oferta turística”.
Das iniciativas que a autarquia bairradina tem implementado nos últimos anos com o objetivo de dar visibilidade à cerâmica, enquanto “marca diferenciadora” do Concelho, destaca-se a reabilitação da antiga Cerâmica Rocha, que funcionou até ao início da década de 90 do século passado como fábrica de cerâmica e grés, num investimento de cerca de 700 mil euros.
Este espaço, inaugurado em julho de 2021, já promoveu e recebeu várias iniciativas no âmbito da cerâmica, como a exposição itinerante “Cerâmica Portuguesa”, da APTCVC, e as oficinas criativas de música com materiais cerâmicos, destinadas ao público mais jovem, para além de ter recebido a 1.ª edição do curso “Tecnologia Cerâmica”, promovido pela Universidade de Aveiro e pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV).
Outros exemplos são o mural de arte urbana na entrada da cidade, que apresenta elementos referentes a essa tradição, e o levantamento do património azulejar realizado em 2019, através da inventariação dos edifícios com azulejos existentes no concelho, que já deu origem a várias atividades.