Águeda, Aveiro, 22 de Fevereiro de 2024

Oliveira do Bairro promove voluntariado jovem na defesa da floresta

8 de Julho 2019

O Município de Oliveira do Bairro, em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho e com o Instituto Português do Desporto e Juventude, vai promover o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos.

De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, os objetivos deste programa passam por “dar oportunidade aos jovens, neste período de férias, de ocuparem o seu tempo livre num programa de extrema importância para a prevenção e proteção dos espaços rurais contra incêndios florestais, assumindo o papel de relevo na sensibilização da nossa comunidade para a defesa da natureza e da floresta, colocando a responsabilidade em cada pessoa e assumindo esta vertente ambiental enquanto fator fundamental para a preservação dos ecossistemas florestais, que são uma das riquezas do nosso Concelho”.

O programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” vai ser implementado entre os dias 5 e 26 de agosto, de 2.ª a 6.ª feira, entre as 14h00 e as 17h30. Os voluntários têm direito a uma bolsa diária no valor de 12€. As inscrições realizam-se até cinco dias antes do início do projeto, na Plataforma digital do Instituto Português do Desporto e Juventude, disponível em https://programas.juventude.gov.pt/florestas.

Podem inscrever-se neste programa jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive, residentes em Portugal, e com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas (inexistência de condenação ou sanção aplicadas por crimes contra a floresta e ou ambiente).

O Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” promove práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral para a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e monitorização e recuperação de territórios afetados.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM