Águeda, Aveiro, 22 de Fevereiro de 2024

Oliveira do Bairro: Quartel das Artes Dr. Alípio Sol acolhe concurso de leitura

4 de Fevereiro 2020

O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol vai acolher esta 6.ª feira, 7 de Fevereiro, às 21h00, a final da 12.ª edição do Concurso de Leitura em Voz Alta – “Ouvir ler…Que prazer!”, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro.

Em prova vão estar os 19 alunos, do 1.º, 2.º e 3º Ciclos e Ensino Secundário, apurados na Eliminatória que decorreu no passado dia 22 de Janeiro.

No primeiro ciclo, os cinco finalistas são Luana Simões, Guilherme Figueiredo, Íris Ferreira, Constança Rebelo e Bruna Espadilha, todos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB). No segundo ciclo, os apurados foram Miguel Martins, Raquel Oliveira, Rui Ferreira, Laura Neto e Leonor Sampaio, todos do AEOB. No terceiro ciclo, os alunos apurados foram Matilde Micaêlo, Carolina Neves, Joana Ferreira e Carolina Reis, todos do AEOB.

Finalmente, no ensino secundário, os alunos que vão à final são Filipa Oliveira (AEOB), Eric Rodrigues (Instituto Profissional da Bairrada), Carina Oliveira (AEOB), Santiago Quinonez (AEOB) e Filipa Pato (AEOB).

Inscreveram-se para esta edição do concurso 121 alunos, 97 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e 24 alunos do Instituto Profissional da Bairrada. Após a fase da pré-selecção realizada nas escolas, foram apurados para a fase de eliminatória 68 alunos, dos quais foram apurados os 19 alunos finalistas.

A fase Eliminatória consistiu na leitura em voz alta de um excerto retirado do livro escolhido para a prova escrita da pré-selecção, perante um júri que avaliou as prestações dos alunos, constituído pela escritora, Idália Sá Chaves, pela professora universitária Dina Batista e pela representante da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, Maria dos Prazeres Duarte.

Os vencedores de cada ciclo vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), que será realizado no dia 29 de Abril, também no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro. Nesta prova, participarão os vencedores de cada um dos ciclos de ensino apurados nas finais concelhias, de cada um dos onze municípios que integram a CIRA.

A iniciativa “Ouvir Ler… Que Prazer!” tem como objectivo promover o gosto pelo livro e pela leitura entre os jovens, incentivar o contacto e o conhecimento de obras de autores de língua portuguesa, promover o convívio entre os participantes e educar para a salutar competitividade entre os participantes.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM