Águeda, Aveiro, 26 de Fevereiro de 2024

Oliveira do Bairro: São conhecidos os vencedores do Programa de Apoio à Cultura

29 de Setembro 2020

Já são conhecidos os vencedores do Programa de Apoio à Cultura, promovido pelo Município de Oliveira do Bairro, que vão receber, no total, um valor superior a 17 mil euros.

Os três projetos vencedores são “Tributo a Paião, Cid e Afonso”, proposto por Vasco Miranda, no valor de 3.580 euros, “Vas Figuli Piano”, de Mariana Miguel, no valor de 11.000 euros, e “Gravação e edição de disco comemorativo do 60.º aniversário de carreira”, do grupo Amadeu Mota, no valor de 2.500 euros.

O júri do programa foi constituído por Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, Cristina Calvo, Chefe de Divisão da área da Cultura, e Tiago Matias, Diretor do Quartel das Artes.

De acordo com Lília Ana Águas, “foram recebidas sete candidaturas, com projetos bastante interessantes, tendo sido difícil a escolha dos vencedores”. Os critérios de avaliação utilizados passaram, segundo a autarca, pelo “valor artístico, viabilidade económica e ligação do projeto ao concelho e à comunidade”. “Dou os sinceros parabéns a todas as candidaturas, que demonstraram, mais uma vez, que o Concelho de Oliveira do Bairro é terra de Cultura, de Arte e de Artistas”, acrescentou Lília Ana Águas.

A Vereadora da Cultura fez questão de relembrar que este programa teve como principal objetivo “apoiar os profissionais da cultura residentes no nosso Concelho que, nestes tempos difíceis de pandemia, viram a sua fonte de rendimento, especialmente a que advinha dos espetáculos, ser praticamente reduzida a zero”.

Para além desse apoio, os objetivos do programa passaram também pela promoção da vertente pedagógica e educativa de projetos culturais, desenvolvimento de ações para captar novos públicos, promoção da organização colaborativa e valorização dos recursos locais e pela alavancagem da economia do Concelho, através do uso da criatividade como fator de diferenciação, na construção de uma identidade sustentada pela cultura.

Recorde-se que o Programa de Apoio à Cultura do Município de Oliveira do Bairro foi lançado em julho deste ano, com um valor disponível de 20 mil euros, para ajudar a concretizar projetos culturais no Concelho, nas áreas das artes visuais, artes performativas (música, teatro e dança), artesanato, literatura, património, cinema e audiovisual.

O programa destinou-se a pessoas coletivas, ou singulares, que não se encontrassem abrangidas pelas medidas previstas no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do Município, nem por quaisquer outros protocolos de âmbito cultural.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM