Sexta-feira, 31 de Outubro, às 21h, no auditório do Centro de Artes de Águeda (CAA) vai ouvir-se ópera com o espetáculo Tosca.
Um dos maiores triunfos do repertório operático mundial, Tosca, vai estar em cena em Portugal, dias 29, 30 e 31. O drama em três atos de Giacomo Puccini, com libreto de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, baseado na peça homónima de Victorien Sardou, sobe assim, respetivamente, aos palcos do Coliseu Porto Ageas, Coliseu dos Recreios e Centro de Artes de Águeda.
Estreada em Roma, em 1900, esta ópera marca um ponto alto da chamada “Giovine Scuola” italiana — um movimento que transformou a ópera com temas mais realistas e intensamente dramáticos.
“Encenada numa Roma politicamente conturbada no início do século XIX, Tosca narra a paixão trágica entre a cantora Floria Tosca e o pintor Mario Cavaradossi, perseguidos pelo implacável chefe da polícia, Barão Scarpia. É uma história de amor, ciúme, poder e sacrifício, guiada por uma partitura arrebatadora, onde brilham árias imortais como “Vissi d’arte”, “E lucevan le stelle” e “Recondita armonia” lê-se na sinopse.