Águeda, Aveiro, 17 de Agosto de 2022

Ordem dos Médicos do Centro reforça cuidados a ter com subida das temperaturas

27 de Julho 2022

Numa semana em que se prevê, mais uma vez, um novo aumento das temperaturas, com alguns distritos de Portugal em alerta laranja, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) reforça a sua campanha de cuidados a ter com a saúde em dias de muito calor no site e nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter .

Centrada em quatro eixos de mensagens, recomendações para a população doente e mais idosa, procedimentos a ter em conta com bebés e crianças, a importância da hidratação e o alerta para evitar a exposição solar em períodos de maior calor , a campanha da SRCOM pretende contribuir para proteger a saúde dos portugueses da vaga de calor e evitar novos picos de mortalidade.

“O aumento das temperaturas que sentimos este mês coincidiu com uma subida do número de mortes em Portugal. Num só dia, ultrapassaram-se os 400 óbitos. Estamos preocupados e com esta divulgação pretendemos contribuir para uma maior prevenção e protecção da saúde dos portugueses, principalmente da população mais frágil” afirma Carlos Cortes. O presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos aconselha todos os cidadãos a terem cuidados essenciais e a protegerem-se. “Bebam água ou sumo, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede, procurem ambientes mais frescos, evitem a exposição directa e prolongada aos raios solares, usem roupa larga, leve e fresca e não permaneçam em carros expostos ao sol”, alerta Carlos Cortes que lembra ainda que estas indicações devem ser escrupulosamente cumpridas pela população idosa, doente e pelas crianças.

A SRCOM, também pela voz do seu Presidente, lamenta que muitas instituições de saúde não tenham as condições adequadas de arrefecimento, indispensáveis ao bem-estar de profissionais e doentes, e insta os responsáveis a equiparem urgentemente os centros de saúde e hospitais com sistemas que permitam manter temperaturas adequadas.

Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM