Águeda, Aveiro, 15 de Junho de 2024

«Peregrinação do coração: a alegria de ser santo» convida crianças a rezar

2 de Maio 2020

«Peregrinação do coração: a alegria de ser santo» convida crianças a rezar com o Santuário de Fátima no mês de Maria. Esta iniciativa estará disponível em suporte digital proporcionando um itinerário interior em cinco etapas.

O Santuário de Fátima no presente ano pastoral, e no contexto da Peregrinação das Crianças, vai dinamizar uma proposta pastoral para os mais novos intitulada «Peregrinação do coração: a alegria de ser santo».

No contexto das contingências resultantes da actual pandemia por Covid-19, que impedem as crianças e suas famílias de saírem de casa e impossibilitando-as de fazer uma peregrinação física até ao Santuário de Fátima, a proposta «Peregrinação do coração» tem como objectivo sublinhar que a primeira e mais importante das peregrinações é possível de realizar mesmo a partir de casa, pois acontece na “abertura e transformação do coração em Deus”.

Esta iniciativa visa mostrar que “a santidade ou a vida em Deus não é senão esta transformação que produz uma alegria profunda e verdadeira e assim aconteceu com os pastorinhos de Fátima, a quem a Virgem Maria, logo na primeira Aparição, em 13 de maio, infundiu no peito uma luz intensa «na qual se viram a si mesmos em Deus», que era essa luz, levando-os à oferta total do coração a Deus e à mudança de vida”.

Indo ao encontro da celebração do centenário da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e do centenário da morte de Santa Jacinta Marto – duas efemérides que o Santuário comemora em 2020, o itinerário é proposto através de uma banda desenhada a ser completada pelas crianças, disponível em suporte digital para ser descarregada e impressa, que pretende proporcionar um itinerário interior em cinco etapas. Para complementar, semanalmente será lançado um vídeo na página www.fatima.pt.

“Pela mão de Santa Jacinta Marto e com os olhos postos na «Senhora tão bonita» resplandecente da beleza de Deus, as crianças são desafiadas a pequenas tarefas semanais que culminam com a representação do próprio coração, como oferta a Deus”, explica a Irmã Sandra Bartolomeu, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, membro da Comissão organizadora da Peregrinação das Crianças à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

“Que esta proposta, a ser acolhida e realizada por cada criança individualmente ou em família, possa ajudar a tornar o coração de cada um mais belo, à semelhança do coração de Maria, cheio da luz de Deus”, conclui.

Empenhado em despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário tem promovido regularmente actividades especificas dirigidas para crianças e jovens.

A Peregrinação Nacional das Crianças, é uma das mais importantes que o Santuário acolhe ao longo do ano, acontece há mais de quatro décadas e reúne, todos os anos, milhares de crianças no Santuário de Fátima. Destinada particularmente a crianças em grupos de catequese, esta peregrinação tem em cada ano um tema específico que serve de mote para reflexão e celebração. A Peregrinação Nacional das Crianças é precedida por uma campanha, idêntica a esta, que decorre normalmente no mês de maio.

Este ano, e devido à excepcionalidade do momento, que obriga a que a catequese seja feita em moldes diferentes, a divulgação destes materiais é feita em colaboração com o Secretariado Nacional de Educação Cristã.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM