Águeda, Aveiro, 17 de Agosto de 2022

Pianista de Oliveira do Bairro, Mariana Miguel, lança álbum de originais

1 de Abril 2022

A Pianista Mariana Miguel de Oliveira do Bairro, lança o seu primeiro álbum de originais “Piano Oceano”. A apresentação vai ter lugar hoje, dia 1 de abril às 21h, num evento intitulado “Barro-Piano-Oceano”, a decorrer na Cerâmica Rocha, em Oliveira do Bairro.

O trabalho foi gravado e editado no início de 2022, e é tocado exclusivamente no piano, com recurso a técnicas não convencionais e piano preparado, um termo cunhado pelo compositor John Cage há quase cem anos, que se materializa no recurso a objetos como borrachas, molas, pedaços de madeira, cartão, plásticos, e outros, para manipular os sons do instrumento, concedendo-lhe novos timbres e sonoridades.

O disco tem como inspiração as paisagens rurais da região, nomeadamente, a zona do rio Cértima, sua fauna e flora, bem como a água em todos os seus estados. E tem como referência o trabalho de compositores como Béla Bartók, John Cage e Helmut Lachenmann, e o músico e compositor Mário Laginha.

“Piano Oceano” parte de um projeto apoiado pelo município de Oliveira do Bairro, através do programa de apoio à cultura lançado em 2020, devido à pandemia.

A sessão incluirá a apresentação de duas obras videográficas produzidas pela artista, no âmbito do projeto, e uma conversa sobre o processo criativo.

Foto: Telmo Domingues


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM