Águeda, Aveiro, 14 de Março de 2026

Piscinas Municipais de Cantanhede vão ser requalificadas por 2,2 ME

13 de Janeiro 2026

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, na reunião do Executivo realizada no passado dia 9 de Janeiro, o projecto de requalificação e beneficiação energética das Piscinas Municipais, num investimento superior a 2,2 milhões de euros.

Inaugurado em 1986 e com a última grande intervenção efectuada em 2003, o equipamento municipal apresenta actualmente sinais de degradação, bem como a necessidade de substituição de vários sistemas e equipamentos, o que motivou o avanço com uma intervenção profunda.

O projecto, desenvolvido pela Divisão de Estudos e Projectos do município, prevê obras ao nível da cobertura, paredes interiores e exteriores, pavimentos, envidraçados e tanques, assim como a introdução de soluções mais eficientes do ponto de vista energético.

Segundo o vereador do Desporto, Adérito Machado, “as piscinas municipais são um equipamento fundamental, quer para a prática desportiva, quer para o lazer e promoção da saúde da população”, sublinhando que a intervenção agora aprovada permitirá melhorar as condições de utilização e reduzir custos de funcionamento.

No âmbito da obra, será substituída a impermeabilização e o isolamento térmico da cobertura. Na nave mais antiga, cujo estado de conservação é mais degradado, a cobertura será integralmente renovada, passando a ter uma solução semelhante à da nave principal.

Os envidraçados das naves das piscinas serão substituídos por caixilharias com corte térmico e vidro duplo. Os tanques irão também ser alvo de trabalhos de impermeabilização, tratamento e betumagem de juntas.

Está ainda prevista a revisão completa do sistema de tratamento e filtragem da água, incluindo grupos de bombagem, equipamentos de filtração, sistemas de recirculação, tratamento químico e equipamentos de limpeza e análise.

Ao nível da eficiência energética, o projecto inclui a instalação de ventiladores nos balneários, desumidificadores nas naves das piscinas e um sistema de produção de energia para autoconsumo, através de painéis fotovoltaicos, reforçando a aposta do município na sustentabilidade ambiental.

Fonte: Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM