Decorreu ontem na sede da Junta de Freguesia em Óis da Ribeira, uma reunião sobre o problema da poluição da Pateira e Rio Cértima.
Esta reunião acontece depois de inúmeros casos de descargas ilegais poluentes que têm de forma sistemática afectado esta lagoa pondo em causa todo o ecossistema.
Estiveram presentes à mesma mesa a Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, União das Freguesias de Recardães e Espinhel, Freguesia de Oliveira do Bairro e União das Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, Quercus, SOS Cértima, Arcor Canoagem e um representante da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da CIRA,Ribau Esteves, demonstrou telefonicamente disponibilidade para ajudar a encontrar soluções para este problema.
A Junta de Freguesia de Fermentelos, Junta de Freguesia de Oiã e a Câmara Municipal Águeda foram convidados mas não puderam estar presentes neste primeiro encontro de Autarcas.
“Ficou acordado a criação de um documento conjunto a enviar a diversas entidades no sentido de alertar e tomar uma posição sobre esta situação que persiste e que as autoridades responsáveis teimam em ignorar.É urgente e imperativo a intervenção de diversos organismos.A Pateira e o Rio Cértima precisam de nós, de todos e a uma só voz” refere o Presidente da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira,Sérgio Neves.