Águeda, Aveiro, 25 de Fevereiro de 2024

Pombal devolve 911 euros de água gastos a combater incêndios

1 de Março 2018

A Câmara de Pombal devolveu um total de 911,42 euros a 20 munícipes da freguesia do Carriço que nos incêndios de Outubro de 2017 registaram consumos elevados de água na sequência do combate aos fogos.

Segundo um documento dado a conhecer ontem ao executivo municipal, liderado por Diogo Mateus, foram identificadas 20 situações em localidades da freguesia do Carriço “com consumos superiores aos habituais, originados pela situação dos incêndios”.

“Por forma a validar as situações identificadas, foi solicitada colaboração do senhor presidente da Junta de Freguesia do Carriço”, adianta o documento, explicando que foi constatado que aquelas originaram um consumo total de 472 metros cúbicos.

O município esclarece que, “após a referida validação”, foram emitidas as notas de crédito num montante total de 911,42 euros.

“De referir que a emissão da nota de crédito incidiu sobre o consumo atribuído aos incêndios e sobre a respectiva tarifa de recolha de resíduos que se encontrava indexada ao mesmo”, adianta a mesma informação.

Recorde-se que em 8 de Novembro de 2017, a Câmara aprovou uma proposta com o objectivo de atenuar o impacto dos consumos de água da rede pública no orçamento das famílias afectadas pelos incêndios que no mês anterior assolaram o concelho.

Em Pombal, os fogos de Outubro de 2017 destruíram metade da Mata Nacional do Urso, uma primeira habitação na totalidade e outra parcialmente, além de causarem prejuízos em terrenos privados.

A Mata Nacional do Urso tem 6.053 hectares distribuídos pelos concelhos de Leiria e Pombal, no distrito de Leiria, e Figueira da Foz, Coimbra, segundo informação disponível no sítio na Internet do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Dois terços da mata situam-se no concelho de Pombal.

LUSA


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM