Águeda, Aveiro, 19 de Abril de 2024

Portugal recebe o “Vino Euro 2024” na Região da Bairrada

19 de Março 2024

Comité da UENFW, realizado na “ProWein 2024”, avaliou a preparação do evento “Vino Euro 2024” que tem lugar de 21 a 25 de Maio.

Realizou-se de 10 a 12 de Março na cidade de Dusseldorf ( Alemanha ) a “ProWein 2024 “, feira internacional líder em vinhos e bebidas espirituosas, na qual se realizou a reunião magna da UENFW – União das Selecções Nacionais de Futebol dos Enólogos Europeus, na qual participou Pedro Andrade, presidente da associação de futebol dos vitivinicultores de Portugal, e que abriu caminho para o pontapé de saída do “VINO EURO 2024”, o campeonato europeu único que reúne jogadores de futebol do sector vitivinícola, que se realiza em Portugal, na região da Bairrada.

De 21 a 25 de Maio de 2024, oito equipas representativas dos respectivos países irão convergir nos municípios de Anadia, Oliveira do Bairro e Mealhada para uma emocionante extravagância desportiva e cultural. A Roménia será recebida como o nono país membro da UENFW – União das Selecções Nacionais de Futebol dos Enólogos Europeus durante a cerimónia de abertura desta competição. De acordo com a direcção da UENFW este momento reveste-se de grande importância e significado, dada a história do desporto europeu.

Após o sorteio de 28 de Outubro de 2023, no auditório do CAR Anadia, em Sangalhos, a selecção portuguesa enfrentará Eslovênia, Hungria e Áustria no Grupo A, enquanto o Grupo B verá a actual campeã República Tcheca competir contra Alemanha, Itália e Suíça.

O programa oficial arranca com uma calorosa cerimónia de boas-vindas a todas as equipas participantes, no dia 21 de Maio, pelas 17h00, no Cineteatro Messias, na Mealhada, seguida de um jantar típico da Bairrada, na adega Rama no Carqueijo ( Mealhada ).

No dia 24 de Maio, terá lugar no Quartel das Artes de Oliveira do Bairro, pelas 14h30 uma instigante conferência sobre “Vinho e o Desporto”, organizada pela Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal. Seguir-se-ão visitas turísticas enriquecedoras e um jantar de convívio neste concelho.

Além da competição de futebol que se inicia com a primeira jornada da fase de grupos no dia 22 de Maio e termina com a final no dia 25 de Maio, no Estádio Municipal Engº Sílvio Cerveira em Anadia, todas as equipas terão a oportunidade de mergulhar na rica cultura e história da região da Bairrada, com visitas programadas a produtores locais, museus e outros pontos de interesse.

A comissão organizadora do UENFW VINO EURO 2024 está empenhada em garantir uma experiência inesquecível e emocionante para todas as equipas participantes e suas famílias, numa das regiões vinícolas mais conceituadas de Portugal.
“Os jogadores das equipas que nos vão visitar estão muito entusiasmados com a deslocação a Portugal, para conhecerem o nosso pais, em especial os vinhos e a gastronomia da região da Bairrada “ , referiu Pedro Andrade, presidente da associação de futebol dos vitivinicultores de Portugal.

O evento culminará na tarde do dia 25 de Maio, com uma festa na praia, com os jogadores e familiares a usufruírem de uma “ sunset party “ na belíssima costa atlântica da região de Aveiro.

O presidente da UENFW, Robert Lönarz, defendeu apaixonadamente um amplo apoio da ProWein, enfatizando a apresentação do vinho como uma bebida valiosa, profundamente interligada com a história humana, proporcionando alegria e emoção ao lado do desporto de uma forma responsável.

No final deixou este repto:
“ Junte-se a nós na celebração da fusão do desporto e do vinho no coração da região da Bairrada, em Portugal, no VINO EURO 2024! “

Fonte: Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM