Mais de 30 mil pessoas são esperadas na Barrinha da Praia de Mira na festa de Passagem de Ano, cujo programa foi apresentado esta terça-feira, e que tem a cantora Bárbara Tinoco como cabeça-de-cartaz.
A cantora e compositora portuguesa, de 26 anos, que se tornou conhecida por temas como “Antes de ela dizer que sim” e “Sei lá”, será “a primeira mulher a fazer uma Passagem de Ano em Mira”, assegurou o presidente da Câmara, Artur Fresco.
“Vamos ter aqui a primeira mulher, porque até agora tinham sido só homens” como cabeças-de-cartaz], adiantou o autarca, na sessão de apresentação das festividades, que contou com a participação de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro Portugal e anterior presidente da Câmara de Mira.
Mantendo, desde 2015, a parceria com a RFM, Artur Fresco notou que o evento realizado na Praia de Mira “mexe muito com o comércio local”, envolvendo os alojamentos, a restauração e outros estabelecimentos, trazendo famílias que ali pernoitam, fazem as refeições e compras de última hora.
O cartaz do espectáculo inclui, na noite de 31 de Dezembro, a partir das 22h, o grupo Velha Guarda, ou, como o definiu o presidente da Câmara, “gente velha a tocar música velha”, nomeadamente êxitos das décadas de 1970, 80 e 90.
Após o espectáculo com música e fogo-de-artifício lançado sobre o plano de água da Barrinha da Praia de Mira, actuará Bárbara Tinoco e, a fechar a noite, a partir das 2h00 do primeiro dia de 2025, será a vez do dj da RFM Pedro Simões.
Artur Fresco destacou ainda o cariz solidário do evento, cuja exploração dos bares – por protocolo a celebrar com o Município – será entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira, a exemplo de 2023/24. “Estão numa fase em que necessitam muito do apoio”, justificou.
Artur Fresco disse, ainda, que as festividades de passagem de ano em Mira envolvem um investimento de cerca de 100 mil euros por parte do Município, a que se somará um apoio, já assegurado, mas ainda não deliberado, por parte do Turismo Centro de Portugal.
Presente na sessão, Raul Almeida, presidente da entidade regional de Turismo e anterior presidente da Câmara de Mira, assinalou o carácter “sentimental” que tem para com a Passagem de Ano no concelho que liderou e cujo modelo foi por si criado em 2015.
“Desde o primeiro ano teve o apoio do Turismo Centro de Portugal [então liderado pelo actual secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado] que é de primordial importância”, vincou, acrescentando que esse apoio é para continuar.
Fonte: Campeão das Províncias