Águeda, Aveiro, 5 de Março de 2024

Presidente da ARSC visita instalações provisórias do Centro de Saúde de Anadia

2 de Junho 2022

A presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, acompanhada pelo director executivo do ACES Baixo Vouga, Pedro Almeida, contando com a presença da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso e da vereadora Jennifer Pereira, visitou esta quarta-feira, 1 de Junho, as instalações onde irão funcionar provisoriamente, a partir de amanhã, dia 3 de Junho, os serviços do Centro de Saúde de Anadia, localizadas na antiga Escola Secundária de Anadia.

Os serviços irão ocupar o 1.º piso do edifício da antiga Escola Secundária de Anadia, enquanto decorrerem as obras de reabilitação do Centro de Saúde de Anadia. Para acolher os serviços, o Município de Anadia levou a efeito um conjunto de obras de adaptação, a fim de criar as condições necessárias para o seu funcionamento, para que os seus profissionais pudessem realizar as suas tarefas, criando simultaneamente condições de conforto para os utentes. A adaptação das instalações e a melhoria das acessibilidades ao edifício, representa um investimento de cerca de 450 mil euros.

Aproveitando a sua deslocação a Anadia, a presidente da Câmara Municipal deu ainda a conhecer à responsável máxima da ARS Centro, o projecto de “Reestruturação e Reabilitação do Centro de Anadia”, cuja empreitada, orçada em mais de um milhão e 200 mil euros, deverá arrancar nos próximos dias. O prazo de execução é de 10 meses.

A reestruturação tem em vista a criação de condições físicas para a implementação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar, bem como de um gabinete dedicado à saúde oral, dotado dos equipamentos necessários ao seu bom funcionamento.

Para além da reorganização e adaptação de alguns espaços, será também feita a remodelação da instalação da rede e a substituição de todos os equipamentos de climatização e ventilação. No que respeita às águas quentes, será concebido um sistema solar de aquecimento, explorando a energia do sol, com apoio de uma caldeira mural e um depósito de 500 lts, permitindo triplicar os banhos necessários aos profissionais de saúde. Vai ser instalado um parque fotovoltaico, com 42 painéis solares, estando também prevista a criação de um posto de carregamento rápido de veículos eléctricos, com uma alimentação de energia eléctrica proveniente do parque fotovoltaico, diminuindo assim o impacto ambiental.

A parte exterior também será alvo de uma intervenção, nomeadamente a reabilitação de pavimentos degradados, relativos a zonas de circulação automóvel e de circulação pedonal, a construção de novos passeios, reabilitação dos muros de vedação e suporte de terras e instalação de nova sinalização horizontal e vertical para as vias de circulação automóvel.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM