Águeda, Aveiro, 25 de Junho de 2024

Presidente da Câmara da Feira visita espaço para receber idosos infetados

3 de Abril 2020

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, acompanhado pelo vereador responsável pelas áreas da proteção civil, saúde e ação social, Vítor Marques, e pelo presidente da Junta de Freguesia de S. João de Ver, Nuno Albergaria, visitou, ontem, a Casa Ozanam para acompanhar, in loco, a preparação de um dos espaços que pode vir a receber 32 idosos de lares ou de outras instituições que estejam infetados com o novo coronavírus, separando-os dos restantes utentes, por forma a reduzir a propagação deste vírus.

Antevendo necessidades futuras, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira está já a preparar várias respostas direcionadas para a população idosa do concelho, tentando, desta forma, minimizar, dentro do possível, os efeitos nefastos que a COVID-19 pode vir a causar neste grupo de risco. A Casa Ozanam, com 32 camas, e o espaço onde funcionou o Lar Residencial de Santa Maria de Lamas, com 30 camas, são para já os espaços preparados para acolher os idosos que se encontram em lares e que estejam infetados.

O Inatel, em Santa Maria da Feira, com uma capacidade de resposta para 140 idosos, bem como vários Hotéis estão igualmente de prontidão para receber idosos das IPSS’s que não tenham contraído a COVID-19.

Temos de prever todas as situações e antecipar, sempre que possível, as respostas para os nossos idosos”, frisa Emídio Sousa, presidente da Câmara da Feira, manifestando clara preocupação com os quase 2 000 utentes das IPSS’s existentes no concelho, nas valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, aos quais acrescem ainda os utentes das Unidades de Cuidados Continuados ou CERCI’s.

O autarca avança, igualmente, que no apoio aos idosos dos lares, estão a ser preparadas equipas de retaguarda na eventualidade dos funcionários dos lares serem infetados. “Os idosos não podem ficar sem cuidados e nessa perspetiva, além de aconselharmos as instituições a reestruturarem as equipas para que se possam revezar após os 15 dias de quarentena, preparámos equipas de retaguarda, caso seja necessário avançar nestes cuidados”, explica Emídio Sousa, que não perde a oportunidade de agradecer a estes profissionais o trabalho meritório que diariamente desenvolvem: “Estes profissionais que cuidam dos nossos idosos como, aliás, sempre o fizeram, mas agora com cuidados redobrados, têm sido uma peça chave nesta fase terrível, reunindo esforços para manter a sua saúde e segurança. Para muitos idosos estes profissionais têm sido e continuam a ser a sua única família”, conclui.

Para a população idosa que se encontra nas suas casas, a Câmara Municipal tem centrado as suas respostas no combate ao isolamento e na disponibilização de diferentes ferramentas que colmatem necessidades essenciais, como alimentação, medicamentos, entre outros bens.

Neste âmbito, foram já disponibilizadas duas linhas de apoio – Linha de Apoio Psicológico e Linha de Apoio Social, e implementado o projeto Farol. Este projeto conta com o envolvimento de vários voluntários e também de técnicos de projetos municipais, cuja atividade está suspensa, que desenvolvem um contacto de proximidade. Duas vezes por semana telefonam aos idosos para uma conversa amiga, mas também para auscultarem as suas necessidades e tentar resolvê-las.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM