Os professores do Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro (UA) Margarida Pinho Lopes e Joaquim Macedo receberam o prémio “As Novas Fronteiras da Engenharia 2023”, na categoria “Docentes de Engenharia”.
O prémio foi atribuído pela publicação do artigo intitulado “Mecânica dos Solos – implementação de flipped learning em ensino híbrido”, publicado na sequência do 7.o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES21), que decorreu na UA, e cujas atas foram publicadas em maio de 2022. “No congresso foi apresentado um trabalho com o mesmo título, tendo sido posteriormente escrito o artigo para o livro de atas”, explicou Joaquim Macedo.
O galardão “As Novas Fronteiras da Engenharia” é concedido por um Fundo com o mesmo nome, constituído pelo ICEE 2007 – International Conference on Engineering Education, The Moving Frontiers of Engineering e pela Região Centro da Ordem dos Engenheiros. O prémio, no valor de 2500 euros, é entregue a docentes de engenharia no ensino superior (em modo individual ou em grupo) dos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco, que tenham publicado um artigo em revista científica relativo ao ensino da engenharia.
Margarida Pinho Lopes e Joaquim Macedo já tinham recebido este mesmo prémio na sua primeira edição, em 2012 (em conjunto com o colega Fernando Bonito) e novamente em 2016 (5a edição).
A cerimónia de entrega decorreu na cidade de Coimbra, a 21 de setembro, no Auditório da Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, e ambos os professores fizeram-se representar pela Vice-reitora para o ensino e formação da UA, Sandra Soares, e pelo diretor do DECivil, Claudino Cardoso.
Na cerimónia foi ainda atribuído também um prémio aos três melhores trabalhos da autoria de alunos do ensino básico ou secundário, relativo a engenharia ou tecnologia, de escolas também localizadas na região Centro, patrocinado pelo Grupo Alves Bandeira.