Águeda, Aveiro, 17 de Abril de 2025

Programa da CCDRC para fixar pessoas no Interior recebeu 2 042 candidaturas

17 de Setembro 2020

O programa “+CO3SO” (mais coeso), que visa a criação de emprego e atracção de pessoas para o Interior do país, recebeu nos últimos dois dias mais de metade das 2 042 candidaturas.

O prazo para entrega de candidaturas à primeira fase do “+CO3SO Emprego” terminou na terça-feira (15), tendo a última sido submetida dois minutos antes de encerrarem as inscrições, segundo revelou à agência Lusa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Fonte oficial do organismo revelou, ainda, que “o sistema de informação esteve sempre operacional, não se tendo registado nenhum problema, para além da natural sobrecarga pela elevada afluência de última hora”, contudo, ainda nesse último dia de candidaturas, alguns empresários da zona Centro disseram à Lusa que não conseguiram submeter os formulários da candidatura dentro do prazo devido a dificuldades no acesso ao portal, pedindo por isso uma prorrogação do prazo.

Dados facultados pela CCDR Centro indicam que “até ao final do dia 15 (18h00) foram submetidas 2 042 [candidaturas], sendo que 929 (45 por cento do total) foram submetidas nos dois últimos dias”.

A mesma fonte oficial da CCDR Centro indica ainda que o “+ CO3SO Emprego” está a ser operacionalizado na região Centro através de 66 avisos de concurso, abertos entre 15 e 21 de Julho (com quatro avisos abertos a 05 e 17 de Agosto), que previam “uma primeira fase a encerrar em 15 de Setembro”.

“Todos os avisos referem expressamente que a ‘Autoridade de Gestão pode suspender ou cancelar a recepção de candidaturas a qualquer momento, em função do esgotamento da dotação prevista no presente aviso, através de comunicação prévia (…) com uma antecedência mínima de 24 horas em relação à data estabelecida para a suspensão’”, refere a CCDR Centro, lembrando que os avisos incluem sempre um alerta no sentido de os beneficiários evitarem a “submissão de candidaturas no último ou últimos dias do prazo”.

A elevada procura e submissão de candidaturas, que “ultrapassam largamente as dotações disponíveis nos avisos”, levou a Autoridade de Gestão a tomar a iniciativa de os suspender à medida que fossem ultrapassando 150 por cento da dotação, mas “nunca” antes da data anunciada (15 de Setembro). Desta forma, mantêm-se abertos os avisos que ainda não alcançaram aquele limiar.

O “+CO3SO Emprego” tem três modalidades de operacionalização: “+CO3SO Emprego Interior”, “+CO3SO Emprego Urbano” e “+CO3SO Emprego Empreendedorismo Social”. Visa apoiar o emprego e o empreendedorismo, incluindo o empreendedorismo social, através do apoio à criação de postos de trabalho em pequenas e médias empresas e entidades da economia social.

O “+CO3SO Emprego” tem disponíveis 240 milhões de euros de fundos europeus, destinados a criar mais de 3 800 novos postos de trabalho.

A informação disponível no portal do Governo indica que os apoios previstos consistem na comparticipação integral de custos directos com os postos de trabalho criados, onde se incluem remunerações e despesas contributivas, bem como um apoio adicional de 40 por cento para financiar outros custos associados.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM