Águeda, Aveiro, 18 de Março de 2025

Projecto da Universidade de Aveiro é finalista nos ‘Prémios Regiostars’

7 de Outubro 2019

O ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro – é o único projecto português finalista nos ‘Prémios Regiostars 2019’.

Este é um concurso promovido pela Comissão Europeia, que premeia projectos financiados pelos fundos europeus, demonstradores de excelência e com novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional.

O ECOMARE, cofinanciado pelo Programa Centro 2020 com 4,1 milhões de euros, é um centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado às questões do mar.

Além da investigação com uma forte vertente de apoio às actividades da economia do mar, enriquecidas através de intercâmbios com investigadores de excelência a nível internacional, tem, também, uma infraestrutura que funciona como hospital de reabilitação de animais marinhos, que conta com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (SPVS) e do Oceanário de Lisboa.

A região Centro de Portugal participará, ainda, em diferentes momentos do programa da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, designadamente em sessões temáticas relevantes para a região, com a apresentação de projectos promovidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

A economia circular, as compras públicas, as estratégias de desenvolvimento das pequenas cidades, a internacionalização do sistema de investigação e inovação e a importância da formação no sector automóvel são as principais temáticas levadas para a discussão pela região Centro.

“Este ano, a região Centro tem uma participação particularmente activa na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, pois além dos eventos organizados pela CCDRC”, a Comissão foi convidada a partilhar “vários projectos da região e transmitir a experiência na gestão de fundos europeus”.

“É extremamente importante a participação da região Centro, pois estamos num momento decisivo de negociação do próximo quadro comunitário de apoio. É o momento certo para sensibilizar a Comissão Europeia para as insuficiências nos apoios comunitários ou para a disparidade nas regras entre os fundos geridos directamente pela Comissão Europeia e os geridos pelos países” afirmou Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC.

“É com muito orgulho que, pelo quarto ano consecutivo, a região Centro de Portugal tem projectos finalistas nos ‘Prémios Regiostars’, o que mostra a qualidade e inovação dos trabalhos aprovados, bem como a boa aplicação dos fundos europeus na região Centro”, conclui Ana Abrunhosa.

Os vencedores do concurso serão conhecidos quarta-feira (09), na Semana Europeia das Regiões, em Bruxelas.

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM