Águeda, Aveiro, 18 de Julho de 2024

Prorrogada vigilância móvel da floresta no Concelho de Anadia para 16 Outubro

6 de Outubro 2022

No período de 1 de Janeiro a 20 de Setembro, foram registadas no concelho 30 ocorrências, relativas a incêndios agrícolas e florestais, tendo ardido, no total, cerca de dois hectares. Face às previsões de tempo quente, seco e ventos fortes para os próximos dias, o Município de Anadia, em articulação com o Serviço de Protecção Civil Municipal, decidiu prorrogar por mais duas semanas, para 16 de Outubro, a vigilância móvel da floresta no concelho de Anadia.

O período de vigilância móvel protocolado, em Junho passado, com as Freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros, e as Associações de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, de Voluntários de Ferreiros, Cultural e Recreativa de Algeriz, foi assim prolongado até ao próximo dia 16 de Outubro.

Recorde-se que a vigilância visa contribuir para a redução do número de ocorrências de incêndios, identificando potenciais agentes causadores e dissuadindo comportamentos que propiciem esses acontecimentos. Pretende-se com esta acção proteger a mancha florestal do concelho com grande expressão na economia local, bem como dar mais tranquilidade às populações mais isoladas que vivem em redor da mesma. A vigilância móvel é realizada em articulação com a Guarda Nacional Republicana (GNR), os Bombeiros Voluntários de Anadia, o Coordenador Municipal da Protecção Civil e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Anadia.

Ainda no que respeita à vigilância florestal e detecção de incêndios no concelho de Anadia, é de referir que o Posto de Vigia do Moinho do Pisco, na Freguesia de Avelãs de Cima, que integra a rede primária da Rede Nacional de Postos de Vigia, irá manter-se activo, até ao mês de Novembro.

A Protecção Civil Municipal de Anadia apela também às pessoas para que não realizem queimas de amontoados, durante o mês de Outubro, face às condições atmosféricas e tendo em conta ainda o período de seca severa por que o país está a passar.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM