A PSP assinala o Dia dos Namorados, que se comemora hoje (14), com uma operação de sensibilização e informação à população escolar.
Esta iniciativa decorre até ao dia 25 de Fevereiro e reforça o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro.
A operação tem como principal objectivo promover acções de sensibilização direccionadas para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (faixa etária dos 13 aos 18 anos), através dos Polícias afectos ao Programa Escola Segura (PES), subordinadas à temática da violência doméstica e no namoro.
O namoro encontra-se consolidado na doutrina como uma relação sentimental, afectiva, íntima e tendencialmente estável ou duradoura, ultrapassando a mera amizade ou relação fortuita, mesmo que ainda não esteja planeado um projecto de vida em comum.
A intervenção precoce é um dos princípios de actuação consagrado na legislação de menores em Portugal e, particularmente nesta matéria, são reconhecidos os efeitos negativos na formação da personalidade e referências sociais das crianças quando expostas à violência em ambiente familiar. A replicação desse comportamento em qualquer vínculo afectivo e, em concreto, nas relações de namoro, são um indício da necessidade de intervenção especializada. A violência não é tolerável, nem desculpável, mas quem agride precisa de ser ajudado.
A violência nas relações de namoro pode assumir as vertentes física, psicológica/emocional, social, sexual e económica. Injuriar, ameaçar, ofender, agredir, humilhar, perseguir ou devassar a intimidade são formas dessa violência. A maioria dos relatos de violência no namoro apresentados à PSP em 2021 envolvem tanto violência psicológica como violência física.
No ano de 2021 foram registadas mais de 2.215 denúncias de violência no namoro, sendo a grande maioria das vítimas do género feminino.