Águeda, Aveiro, 5 de Março de 2024

Quadra natalícia assinalada em Cantanhede com a chegada do Pai Natal

15 de Dezembro 2020

Foi na passada sexta-feira, 11 de Dezembro, que o Pai Natal chegou a Cantanhede e nem mesmo as condições climatéricas adversas que se faziam sentir impediram a presença de algumas famílias que o esperavam na Praça Marquês de Marialva, respeitando sempre as normas de segurança exigidas devido à pandemia covid-19.

A figura inspirada em São Nicolau que se associa aos presentes natalícios estacionou o seu trenó especial junto à árvore de Natal de grandes proporções que se encontra em frente ao edifício dos Paços do Concelho e foi aí que espalhou a magia desta época tão especial para as crianças.

“Apesar dos constrangimentos e das limitações que se estão a viver este ano, a autarquia quis assinalar simbolicamente a quadra com uma programação adequada às exigências da crise sanitária”, explicou Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal.

“No contexto tão complicado como aquele que estamos a viver, preparámos um programa de animação que está a ser desenvolvido nas plataformas digitais e com um ou outro apontamento, como a recepção das crianças ao Pai Natal”, referiu a autarca, lamentando que “a celebração desta quadra tenha de decorrer em circunstâncias muito diferentes das habituais, sem aquela alegria esfuziante que nos habituámos a ver na Praça Marquês de Marialva e nos eventos realizados um pouco por todo o concelho”.

Helena Teodósio considerou que “este Natal não será como todos desejaríamos, uma vez que nos vimos obrigados a alterar significativamente o figurino de muitas das iniciativas, de modo a impedir a proliferação do vírus, mas algumas dessas iniciativas continuarão a ter expressão pública através das redes sociais, que é a única forma de se ultrapassarem os constrangimentos cumprindo as normas e orientações das autoridades nacionais da saúde”.

Do programa constam exposições, mercados de Natal, animação musical e peças de teatro, com a participação do movimento associativo, o que leva a líder do Executivo camarário cantanhedense a desafiar os munícipes a estarem atentos às contas da autarquia no Facebook e Instagram.

Também a Hora do Conto marcará presença em “Levamos a Biblioteca perto de si…”, com a leitura de histórias do livro “Os animais do Natal”, da autoria de Luísa Ducla Soares: As aventuras do burrinho, dia 16 de Dezembro; “Uma vaquinha de boas famílias”, dia 23 de Dezembro; e “Os camelos à descoberta do amor”, dia 06 de Janeiro, às 16h00, que será transmitido em directo.

A estas leituras, acresce “Sugestões de Leitura” adequadas à quadra vigente, num claro convite à leitura, a viajar com os livros.

De 15 de Dezembro a 06 de Janeiro, está patente ao público na Biblioteca Municipal “Nasceu o Menino! – Mostra de Presépios Escritos em Papel”, e para 19 e 21 e Dezembro está agendada a Animação com Tocador de Realejo e a Viagem do Pai Natal no Mercado Municipal. Este espaço terá um horário de funcionamento mais alargado neste período entre as 08h00 e as 19h00, de segunda a sábado. De 14 a 23 de Dezembro, decorrerá naquele espaço o Mercadinho mais natalício, estando garantida a participação de agricultores e artesãos a comercializarem os seus produtos. Também durante o período de 19 a 24 de Dezembro a FotografARTE dinamiza o seu mercadinho de Natal com artesanato, produtos hortícolas, ateliês diversos (arranjos florais de Natal, Bolachinhas de Natal, Pinturas Faciais, Presentes de Natal criativos, entre outros).

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM