A partir de 1 de Setembro, o país testemunhará uma expansão substancial do número de radares de velocidade, passando de 61 para 123 locais de controlo de velocidade (LCV) em todo o território nacional.
O anúncio foi realizado durante uma sessão pública que decorreu na EN10, no concelho do Montijo, contando com a presença da secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar.
Neste evento, foi igualmente lançada oficialmente a Campanha de Segurança Rodoviária sob o lema “Os Radares Preservam Vidas”. O propósito central desta campanha é informar o público sobre a localização dos novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). A missão é clara: garantir que todos os que partilham as estradas estejam conscientes desses locais e cumpram de forma rigorosa os limites de velocidade.
O SINCRO, Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, testemunhará uma duplicação na sua capacidade, passando dos actuais 61 LCV para 123. Destes novos LCV, 23 operarão com a função de medição de velocidade média, sendo estrategicamente posicionados em segmentos rodoviários onde ocorrem sinistralidades em distâncias mais prolongadas. Este enfoque pretende promover o cumprimento das velocidades médias nestas secções, como uma alternativa aos tradicionais radares de velocidade instantânea.
Esta expansão do SINCRO também se estende a locais onde se verifica uma concentração significativa de acidentes, onde a velocidade excessiva é uma das principais causas de sinistralidade. Nos últimos cinco anos, 115 vidas foram tragicamente perdidas em locais que serão cobertos por esses novos radares.
Apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas, Portugal ainda enfrenta uma média anual de cerca de 600 mortes nas estradas. A recente inversão dessa tendência realça a necessidade contínua de abordar a sinistralidade por meio do Sistema Seguro, no qual a entrada em funcionamento dos novos LCV desempenha um papel vital.
Locais de controlo de velocidade
A implementação de 12 radares para a medição de velocidade média ocorrerá em vias de importância estratégica, incluindo auto-estradas como a A1 (Santarém e Mealhada), A3 (Braga e Trofa), A25 (Águeda) e A42 (Paços de Ferreira). Adicionalmente, os itinerários complementares IC2 (Loures e Rio Maior, com data a ser determinada) e IC19 (Sintra) também serão contemplados com radares de velocidade média. Estradas nacionais como a EN10 (Montijo e Vila Franca de Xira), EN109 (Figueira da Foz) e EN211 (Marco de Canaveses) farão parte deste grupo.
Os restantes 25 radares estarão focados na medição da velocidade instantânea, concentrando-se maioritariamente no controlo das estradas nacionais. Os locais que serão activados a partir de 1 de Setembro incluem: A1 (dois em Vila Nova de Gaia), A2 (Albufeira), A44 (Vila Nova de Gaia), A7 (dois em Guimarães), EN101 (Guimarães), EN103 (Barcelos), EN105 (Santo Tirso), EN109 (Figueira da Foz), EN119 (Benavente), EN125 (Faro), EN14 (Maia), EN18 (Belmonte), EN206 (Fafe), EN234 (Nelas), EN251 (Coruche), EN252 (dois em Palmela), EN260 (Beja), EN5 (Montijo), IC17 (Loures), IC2 (Águeda) e IP7 (Lisboa).
Além destes, há outros 25 radares que serão ativados numa “data a anunciar”, conforme informou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Fonte: Campeão das Províncias