Cerca de 80 automóveis históricos, clássicos e de competição vão participar na Rampa Histórica, considerada uma das principais atracções do ‘Caramulo Motorfestival’, que se realiza de 06 a 08 de Setembro.
“O traçado da Rampa Histórica Michelin tem um desenho ímpar, sinuoso e bem asfaltado, que se estende ao longo de 2,8 quilómetros. Sem curvas lentas, assume-se como uma rampa rápida, com duas rectas onde os automóveis podem atingir elevadas velocidades, terminando depois a prova no sopé da serra”, explica a organização.
As oito dezenas de automóveis vão competir nas categorias de velocidade e de regularidade, no ano em que se assinalam os 40 anos da primeira edição da rampa do Caramulo.
Segundo a organização, o evento contará com “um leque de pilotos de luxo”, entre os quais se encontra o finlandês Markku Alén, uma estreia no ‘Caramulo Motorfestival’.
A ele juntam-se vários nomes como Filipe Albuquerque, que actualmente compete no Campeonato DTM, e André Villas-Boas, que “é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos, como pela sua carreira como treinador”.
Para comemorar os 40 anos da rampa, o ‘Caramulo Motofestival’ contará, ainda, com a presença de vários pilotos que correram na prova em 1970 e 1980, como Albino Abrantes, Ni Amorim, António Rodrigues, Edgar Fortes, Araújo Pereira, António Barros, Veloso Amaral ou Alcides Petiz.
“Os 40 anos também serão celebrados com o regresso de alguns automóveis que participaram na primeira edição, entre os quais se destaca o Bugatti Type 35B Grand Prix, o automóvel mais icónico da colecção do Museu do Caramulo e que por várias vezes marcou presença na rampa”, avança a organização.
O reencontro de Veloso Amaral com o Hillman Imp, automóvel com que o piloto português disputou a primeira edição desta rampa, e o regresso “de um dos 25 Citroën Visa Chrono construídos para disputar o Troféu Citroën Visa de velocidade, cujo lançamento se deu na Rampa do Caramulo em 1984,” são outros pontos altos.
A prova contará, ainda, com equipas de várias nacionalidades e cinco equipas femininas.
Entre os inscritos para a Rampa Histórica Michelin destaca-se uma forte presença de automóveis italianos, como o Ferrari 166 MM Barchetta Touring de 1950, o Ferrari 500 Mondial de 1955, o Lancia 037 de 1982 e o Lamborghini Miura de 1970.
Jornal Campeão das Províncias