Águeda, Aveiro, 19 de Abril de 2024

Região Centro marca presença na BTL e apresenta a sua diversidade turística

3 de Março 2023

A Turismo Centro de Portugal (TCP) e as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) do território assinaram o Manifesto para a Sustentabilidade, durante o primeiro dia da programação do espaço do Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A iniciativa visa tornar a região Centro a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere, que atesta a sustentabilidade da actividade turística.

A certificação Biosphere é concedida a entidades que cumprem os 17 objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas. A assinatura do manifesto contou com a presença dos presidentes das Comunidades Intermunicipais da região de Aveiro, região de Coimbra, região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões.

A iniciativa foi precedida da apresentação do Plano de Acção para a Sustentabilidade 2023-2030 do Centro de Portugal, por Patrícia Araújo, da Biosphere Portugal. Pedro Machado, presidente da TCP, explicou que a sustentabilidade é uma condição para o desenvolvimento das populações e para a atractividade dos mercados turísticos.

Outro destaque do evento foi a assinatura do protocolo de parceria Estrada Nacional 17 – EN17, promovido pela Turismo Centro de Portugal. O protocolo visa a estruturação turística da EN17, uma estrada cénica que atravessa duas Comunidades Intermunicipais. O documento foi assinado por Pedro Machado e pelos presidentes da CIM região de Coimbra, Emílio Torrão, e das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu.

A visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao stand da TCP também foi um momento alto do primeiro dia da BTL. Acompanhado pela Ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, Pedro Machado e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o Presidente percorreu os vários espaços da região representados no stand.

A programação do primeiro dia continuou com a degustação de produtos quatro Maravilhas da Mealhada, a apresentação da e-bike Xisto, uma bicicleta eléctrica concebida pelas Aldeias do Xisto, e momentos de showcooking dedicados aos Sabores de Aveiro e à EFTA – Escola de Formação em Turismo de Aveiro.

A apresentação de projectos e produtos turísticos da região de Leiria, a iniciativa Tábua de Queijos e Sabores da Beira, o projecto “Caramulo, Uma Viagem no Tempo” do Museu do Caramulo e a apresentação do Programa V-900, uma nova campanha de promoção turística que vai assinalar os 900 anos de atribuição do foral à cidade de Viseu, também marcaram presença na programação do primeiro dia.

O dia terminou com a apresentação do festival Gliding Barnacles, da Figueira da Foz, que comemora uma década. A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa continua até domingo, dia 6 de Março, e apresenta uma vasta oferta de destinos turísticos, empresas e serviços relacionados com o sector do turismo.

Fonte: Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM