Águeda, Aveiro, 18 de Maio de 2024

Ribau garante “total transparência” na atribuição de subsídios às associações.

26 de Julho 2019

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM) garantiu ontem “total transparência” no processo de atribuição de apoios financeiros ao movimento associativo do concelho.

“Aqui faz-se a gestão com total transparência”, disse o autarca, adiantando que cuidaram de ser “criteriosos” e “cumprir as regras que estão estabelecidas nos regulamentos”.

Ribau Esteves falava durante a cerimónia para a assinatura dos contratos com 75 associações do concelho, que receberam um valor global de cerca de 615 mil euros, ao abrigo do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA).

Ontem a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), que tem sede em Aveiro, questionou os critérios de atribuição de subsídios municipais, nomeadamente por não contemplarem organizações que se dedicam a atividades ambientais.

No seu discurso e sem responder diretamente à associação, Ribau Esteves admitiu que pode haver erros, mas afirmou que os processos “estão ao dispor de toda a gente para serem consultados com toda a transparência e com toda a abertura”.

O autarca manifestou ainda alegria por estar a investir em associações que “replicam no serviço público o investimento que estamos a fazer em nome de todos os cidadãos”.

Os protocolos hoje assinados abrangem os contratos-programa para o ano de 2019, no domínio cultural e no domínio social, e os protocolos de cooperação financeira para o investimento e ações pontuais.

Esta verba será distribuída por 75 associações do município, sendo 33 culturais, 35 de cariz social e sete ligadas a Organizações Não Governamentais (ONG’s), profissionais, escuteiros e escoteiros, entre outras.

O município faz um balanço “extremamente” positivo relativo aos dois primeiros anos de execução do PMAA e reitera a aposta na cooperação e no apoio às associações, considerando que se trata de “uma área de grande importância” no desenvolvimento do município e na dinamização da comunidade”.

LUSA


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM