Realizou-se na Torre da Oliva o XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Com co-organização do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) e do Município, esse evento decorreu na última semana, tendo o autarca de S. João da Madeira intervindo na sessão de abertura.
Jorge Vultos Sequeira começou por enaltecer a opção da organização por S. João da Madeira para a realização deste “importantíssimo evento de atualização científica na área da saúde mental da infância e da adolescência”.
O autarca, que esteve neste encontro acompanhado pela vereadora Irene Guimarães, sublinhou também “a excelência das relações” que o Município mantém com o CHEDV e com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS), entidades que vêm desenvolvendo iniciativas conjuntas na área da saúde.
Depois de fazer um enquadramento histórico, económico e cultural de S. João da Madeira aos participantes neste encontro nacional, o presidente da Câmara Municipal referiu-se, em concreto, às políticas que a autarquia tem em curso dirigidas a crianças e jovens, várias das quais em parceria com as unidades de saúde da região.
Assim, lembrou a vacinação infantil, o reforço da prática da atividade física no ensino básico, o rastreio de doenças cardiovasculares nas escolas, o programa de combate ao insucesso escolar “SJM Educa +”, entre outras iniciativas municipais para a infância e adolescência.