As Jornadas da Educação 2023/2024 estão agendadas para os dias 5 e 6 de setembro, na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira. Promovida pela Câmara Municipal, a 14.ª edição decorrerá sob o lema “Educamos para o futuro”.
“Pretende-se colocar em debate a educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI. O evento visa, também, assinalar o início do novo ano letivo através da interlocução entre investigadores e especialistas nas matérias em debate, docentes e demais profissionais da educação” adianta a autarquia.
As inscrições – gratuitas, mas limitadas à lotação da sala – estão abertas desde já, através de plataforma online, cuja ligação pode ser acedida a partir da secção “Agenda” do site da Câmara Municipal de S. João da Madeira, podendo aí ser consultado, igualmente, o programa das jornadas.
“Impacto das Perturbações do Neurodesenvolvimento”, “(Des)equilíbrios nos profissionais de educação”, “Dilemas na escola de hoje” e “Educar para a autonomia – um desafio” são os grandes painéis moderados pelos diretores dos Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral, Ana Magda Jorge, Helena Resende, Mário Coelho e Joaquim Valente. As Jornadas da Educação vão incluir a tertúlia “Vamos conversar sobre inclusão em meio escolar”.
Refira-se a presença, de entre os oradores, de Inês Marques, Maria João Roque e Hélio Bento Ferreira (psicólogos), Virgínia Monteiro (médica pediatra), Emília Costa (consultora), Raquel Varela (professora) e Nuno Pinto Martins (advogado). Outros convidados serão anunciados em breve. O dia 6 inclui um painel no período da noite, especialmente dedicado a mães, pais e encarregados de educação.