A equipa de sapadores florestais do Município de Águeda foi reforçada com uma nova viatura de combate a incêndios, celebrando de uma forma simbólica o Dia Internacional das Florestas.
O trabalho que é realizado pelos sapadores florestais constitui “uma importante mais-valia na segurança das nossas comunidades e na execução das faixas de gestão de combustível”. São eles que executam trabalhos de silvicultura preventiva, beneficiam caminhos, fazem a manutenção da rede de pontos de água de combate aos incêndios do concelho, verificam os acessos aos postos de vigia, verificam a operacionalidade de todas as infraestruturas essenciais para o combate aos incêndios.
Para além disso, no período de alerta amarelo ou superior, desempenham funções de vigilância armada, primeira intervenção e rescaldo.
Esta viatura, desenvolvida para os trabalhos de vigilância e patrulhamento florestal, apoia os sapadores na sua ação de prevenção dos incêndios florestais, nomeadamente através de ações de silvicultura preventiva como roça de matos e limpeza, realização de fogos controlados e linhas de quebra-fogo.
Deste modo, a carrinha está equipada, entre outros, com um kit de 1.ª intervenção em fogos, um conjunto de ferramentas florestais, motoserras, motorroçadoras, um tanque com água e mangueira.
“Os nossos sapadores desempenham um papel muito relevante na prevenção, gestão e proteção da floresta e esta viatura vem dotar a nossa equipa de melhores condições para a execução do seu trabalho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que vai complementar a frota e equipamento existente que é usado pelos sapadores ao serviço das populações.
Esta viatura foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, através ICNF – Instituto da Conservação e das Florestas, no âmbito do Programa de Sapadores Florestais (PSF).