Águeda, Aveiro, 23 de Abril de 2024

Senvion vende Ria Blades de Vagos ao grupo Siemens Gamesa

21 de Outubro 2019

A fábrica de pás eólicas Ria Blades, maior empregador de Vagos, vai passar a ser propriedade do grupo Siemens Gamesa, no âmbito da aquisição por 200 milhões de euros de ativos da Senvion, foi hoje anunciado.

A Senvion, que até aqui era a proprietária da Ria Blades, lançou em fevereiro um plano de ação para reorganizar a empresa, após uma série de “erros operacionais” que conduziram a uma crise de liquidez, tendo apresentado um pedido de insolvência num tribunal alemão.

Líder global de construção de turbinas eólicas, a Senvion terá dívidas totais estimadas no valor de mil milhões de euros, que ameaçam a sua sobrevivência, segundo fontes financeiras citadas pela Reuters.

“A fábrica de pás em Portugal é uma das unidades mais competitivas da Europa. A fábrica de Vagos vai ajudar a reforçar o valor industrial da Siemens Gamesa e reduzir a dependência dos fornecimentos da Ásia, mitigando a volatilidade trazida pelos atuais problemas comerciais”, refere a empresa alemã, em comunicado divulgado hoje de manhã na página da empresa.

Segundo este comunicado, a Siemens Gamesa fica com grande parte” das operações e respetivos ativos da empresa [Senvion], bem como toda a propriedade intelectual do grupo”.

A Ria Blades assegura 1.400 postos de trabalho e começou a laborar em 2009, tendo investido por duas vezes desde essa altura na expansão da sua unidade fabril de Vagos.

Desde o início da crise, os responsáveis da Senvion garantiram repetidamente que a Ria Blades “tem um modelo de negócios fundamentalmente sólido”, preconizando que não seria difícil encontrar novos donos para a empresa.

A Senvion é ainda proprietária em Portugal da Ventipower, empresa instalada na zona industrial de Oliveira de Frades.

Lusa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM