O Município de Sever do Vouga está a substituir a iluminação pública por lâmpadas LED, mais económicas e com maior durabilidade. Até ao momento já foram substituídos “milhares de pontos de iluminação do concelho e para este ano estão em curso mais 1700”, refere a autarquia.
A implementação desta medida, que abrange as várias freguesias do concelho e que se prevê gradual, como refere nota da autarquia, resulta protocolos estabelecidos “com a EDP, que diretamente ou em parceria com a Câmara Municipal, trataram do fornecimento dos milhares de LEDs necessários para realizar as alterações”.
O presidente da Câmara Municipal, António Coutinho, considera que estas “substituições são um passo lógico para a futura sustentabilidade do concelho” que se pretende “eficiente ao nível dos recursos que utiliza e cada vez mais amigo do ambiente”. O edil explica que a iluminação LED é “mais forte, mais clara e nítida” e que para além disso é mais eficiente, dura mais tempo, com a vantagem do “risco de avaria e necessidade de manutenção” serem menores.