A segunda edição do Festival das Camélias ou das “Japoneiras” como são também conhecidas, decorre nos dias 25 e 26 de Fevereiro no Centro de Artes e Espectáculos (CAE) de Sever do Vouga, numa organização da Câmara Municipal, em consociação com o Turismo do Centro a ADRIMAG e as Montanhas Mágicas.
Brancas, encarnadas, matizadas, as camélias estão na sua plenitude de exuberância e cor e dão colorido à paisagem severense. Esta edição que ao contrário da anterior em 2022 que se realizou no Parque Urbano da Vila, trará algumas novidades com exposições, mercados, mostras de doçarias, infusões e chás.
O programa agora divulgado pelo Município foi assim delineado: Dia 25 de Fevereiro (sábado) pelas 11h a cerimónia de abertura, pelas 11h30 entrega de certificados de participação. Ainda no mesmo dia, pelas 14h30 a Rota das Camélias com visita a plantações locais. Para encerrar o primeiro dia e agendado para as 21h30 a peça de teatro “Do vento e do Rio” pelo Laboratório de Palco no CAE, uma versão livre a partir da obra “Don Quijote de La Mancha” de Miguel Cervantes. Envolve um elenco composto por 19 actores e actrizes severenses, com encenação de Joana Figueira.
Para o dia seguinte (domingo) 26 de Fevereiro o programa vai continuar pelas 10h30 com abertura do certame e pelas 15h um “Momento Musical” com Jonathan Dawe um músico Inglês a viver em Sever do Vouga.
Finalmente, pelas 17h, dar-se-á o encerramento desta edição de 2023 do Festival das Camélias.