Águeda, Aveiro, 28 de Maio de 2022

Sever do Vouga: CDS pede esclarecimentos ao governo sobre falta de médicos

13 de Maio 2021

O CDS pediu esclarecimentos à Ministra da Saúde sobre o encerramento das extensões de saúde de Silva Escura e de Rocas do Vouga, se estas “estão com funcionamento suspenso ou encerradas” e questionou que medidas está a tutela “a tomar para resolver esta situação”.

Os deputados João Pinho de Almeida e Ana Rita Bessa querem saber se é verdade que foi colocada uma médica na ES de Silva Escura, mas que, por decisão do ACES Baixo Vouga, esta profissional terá ficado Unidade de Saúde de Sever do Vouga, ao invés de assumir o lugar” em Silva Escura. Nas suas interpelações, os deputaram pretendem ainda uma reposta sobre a eventual retirada de material e equipamentos da ES de Silva Escura para a Unidade de Sever.

Outra das questões colocadas prende-se com a abordagem através de inquérito, aos utentes da ES de Silva Escura para se inscreverem como utentes da USSV. O CDS quer saber se é verdade e qual a finalidade desta alteração de unidade de saúde.

A população é envelhecida, não há rede de transportes e neste momento os utentes sem médico de família têm de se deslocar à Unidade de Sever para marcar consulta. “A deslocação tem de ser efetuada diariamente para garantirem uma das oito vagas diárias disponibilizadas” e que isso está a causar filas, com muitos idosos e doentes, informa o CDS.

No requerimento, os deputados frisam que os habitantes do concelho de Sever do Vouga “encaram com preocupação o eventual encerramento” das extensões de saúde de Silva Escura, de Rocas do Vouga e de Pessegueiro do Vouga, sendo que as duas primeiras já estão fechadas por motivo de reforma dos médicos ali afetos.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM