Este ano há festa em honra de Santa Eufémia, no lugar de Vide, em Talhadas.
As festividades realizam-se no domingo, dia 20 de fevereiro, o chamado domingo magro. O tempo de pandemia leva a que sejam tomados cuidados adicionais, de modo a ser possível a realização da festa, refere a paróquia de Talhadas em comunicado.
A decisão foi precedida de “muita ponderação”. A Comissão da Santa Eufémia, da Paróquia de Talhadas, adotou algumas medidas para tornar possível a realização da festa, como tal está proibida a presença “no espaço delimitado para a celebração, de qualquer feirante e/ou vendedor ambulante, bem como a venda de géneros alimentícios e/ou bebidas; a capela estará sempre fechada, dada a dificuldade de se manter o distanciamento no interior do espaço de culto; não haverá a entrega de flores aos peregrinos e não se realizará a procissão”.
O apelo é para o uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos e distanciamento social, lê-se no comunicado, assinado pelo padre da paróquia, Padre José Carlos Lopes.
Programa – às 8h30 saída do andor com a imagem de Santa Eufémia e suas Relíquias para o palco onde decorrerá a Eucaristia às 10h30. O andor estará à veneração de todos os peregrinos no recinto entre as 8h30 e o final da Eucaristia, regressando depois à capela.
Foto: Arquivo